O governador João Azevêdo acompanhou, neste domingo, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em João Pessoa. Ao todo, entre Forças Armadas, órgãos da Segurança Pública do Estado, entidades de classe e escolas, cerca de 4.300 pessoas se apresentaram no evento realizado na Avenida Duarte da Silveira, no dia do encerramento da Semana da Pátria, aberta na última segunda-feira (1º) pela Casa Militar do Governador. Um grande público compareceu ao local para acompanhar o ato cívico que celebrou os 203 anos de Independência do Brasil.

O evento foi iniciado com o embarque do governador na viatura blindada de transporte de pessoal do Exército (Urutu). Dentre os atos que marcaram a programação do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, foram realizados o hasteamento das bandeiras e revista às tropas federal e estadual.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de participar do desfile de 7 de Setembro. “É extremamente importante que possamos celebrar a cada ano essa grande conquista do povo brasileiro e renovar o compromisso com a nossa nação e com a nossa liberdade. Esse foi um dos maiores desfiles que participamos e representa também um momento de reflexão e fortalecimento da nossa democracia e da soberania nacional”, frisou.

O gestor também destacou que o desfile é uma oportunidade de apresentar à população toda a estrutura das Forças de Segurança da Paraíba. “Aqui estiveram presentes as Polícias Militar, Civil e Penal, o Corpo de Bombeiros que demonstraram todo o investimento que temos feito ao longo dos últimos anos na Segurança Pública, que é um patrimônio do nosso Estado”, acrescentou.

O comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), general de brigada Helton Andrade, destacou o simbolismo da data comemorativa. “Essa é uma data em que celebramos o nascimento da nossa nacionalidade. 7 de setembro de 1822 foi quando o Brasil se tornou independente de Portugal e o brasileiro pôde se reconhecer como povo de uma nação soberana”, observou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, evidenciou que mais de mil homens da corporação participaram do desfile. “São 203 anos de independência do nosso país, um momento extremamente importante para o Brasil, para a Paraíba e para a Polícia Militar, espaço em que homens e mulheres que dedicam suas vidas para proteger a sociedade ostentam as suas fardas”, comentou.