A greve dos motoristas de ônibus que atuam no transporte público de João Pessoa, provocada pela falta de diálogo da Prefeitura e dos donos de ônibus com os trabalhadores da categoria, principalmente motoristas e cobradores, foi criticada pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar condenou a falta de cobrança da gestão municipal, que é conivente com a precariedade dos serviços, oferece uma série de benefícios às empresas de ônibus e é responsável por manter a segunda passagem mais cara entre as capitais do Nordeste.

“A população de João Pessoa não pode ser penalizada pela falta de diálogo da Prefeitura e dos donos de ônibus com os trabalhadores do segmento. As pessoas pagam a segunda tarifa de ônibus mais cara do Nordeste e sofrem diariamente com veículos sucateados, lotados, atrasos nas viagens e linhas retiradas de circulação”, lamentou Ruy.

O atual formato do sistema só tem beneficiado as empresas, acrescentou o deputado. “É fácil para o prefeito criticar o sindicato, mas ele precisa considerar que os motoristas trabalham em condições precárias, acumulando também a função de cobrador. Mesmo com mais um aumento da passagem, não há melhorias. Eles permanecer calados diante disso?”, questionou o parlamentar.

Na manhã desta segunda-feira (27), a paralisação dos motoristas gerou transtornos para cerca de 100 mil pessoas, que dependem do sistema de ônibus em João Pessoa.

Recentemente, o valor da passagem foi reajustado em 6,12%, passando de R$ 4,90 para R$ 5,20. As empresas de ônibus também foram beneficiadas com a isenção do Imposto Sobre Serviço por mais um ano, concedido pela Prefeitura da capital.