Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Mais de 600 atletas participaram na manhã deste domingo, 16, da 41ª edição da Corrida da Fogueira, evento promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a empresa Arte Produções. A corrida é tradição na programação paralela d’O Maior São João do Mundo.

A concentração da 41ª Corrida da Fogueira foi no Ginásio de Esportes “O Meninão”, com largada às 6h30 e percursos de 3km, 5km e 10km.

Os primeiros colocados nos 10km masculino foram José Elder Silva dos Santos, que conquistou o primeiro lugar, enquanto Vanderlei Alves Costa e José Nilton Porto Pereira ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

Lorena Rodrigues Rafael Soares foi a ganhadora do primeiro lugar, nos 10km do feminino geral. Andreza de Lima Alves Macedo e Jussara de Oliveira Queiroz Silva completaram o pódio.

Nos cinco quilômetros da categoria masculino, a primeira colocação ficou com Tiago Irson Pereira Moreira. José de Assis dos Santos ficou em 2º lugar e Jean Michel Domingos da Silva, com o 3°. Nesse mesmo percurso, Elivania Alves dos Santos, Crhistiane Reygime Costa Araújo e Elyzama Morais, pela ordem, foram as três primeiras colocadas.

No percurso de três quilômetros, Nicomedes Soares Souto, Emerson de Souza Lima e Juvenal da Costa Silva foram, na sequência, os três primeiros colocados. Já Maria Lays Silva dos Santos, Letícia Maria dos Santos Lima e Samara Nunes de Araújo ficaram com as primeiras colocações, no feminino.

O assessor técnico da Sejel, Bruno Farias, disse que a Corrida da Fogueira, em sua 41ª edição, foi um sucesso em participação e organização. Farias, na ocasião representando o secretário interino de Esportes de Campina Grande, Gustavo Braga, afirmou que os eventos esportivos, realizados durante O Maior São João do Mundo, foram promovidos conforme o planejado e, novamente, trouxeram muita visibilidade para Campina Grande.

Segundo Farias, O Maior Quadrilhão Junino do Mundo, O Maior Bolo de Milho do Mundo e a Corrida da Fogueira atraíram a atenção da imprensa brasileira, o que é muito importante para a cidade Rainha da Borborema.

“Enquanto organizador desta prova, que é uma das mais tradicionais da Paraíba, fico muito feliz com tudo que observei aqui. Recebemos muitos elogios. É importante dizer que tivemos atletas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e até dos Estados Unidos. Isso é bom para a imagem da nossa cidade e para a corrida. Por isso, quero agradecer a Prefeitura de Campina Grande, com suas diversas secretarias presentes, todos os parceiros da iniciativa privada e a equipe que esteve diretamente trabalhando nessa prova”, declarou Bruno Mendes.

História da Corrida da Fogueira

A Corrida da Fogueira foi criada em 1977, por Joãozito Silva, Tobias di Pace Maranhão, Francisco de Assis do Nascimento (Olé) e Teles Albuquerque. Sendo a sua primeira realização no dia 22 de junho do mesmo ano da criação. Os primeiros campeões foram Teles Albuquerque, Francisco de Assis Paulo e Vandemberg Barbosa. Teles Albuquerque venceu em 1977 e 1978 e Francisco de Assis Paulo em 1979. Teles Albuquerque voltou a vencer em 1980. Assis Paulo ganhou novamente em 1981 e Vandemberg em 1982.