Os interessados em concorrer a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 devem ficar atentos ao prazo final de inscrição, que se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 6 de fevereiro. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até três opções de curso, com possibilidade de alterar as preferências quantas vezes desejar até o encerramento do prazo. O processo seletivo é regulamentado pelo Edital nº 3/2026.
RESULTADOS — O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.
LISTA DE ESPERA — Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. As chamadas pela lista de espera ocorrerão de 26 de fevereiro a 10 de abril.
CRONOGRAMA
Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
Resultado da pré-seleção: 19 de fevereiro
Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
Pré-seleção da Lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
VAGAS — Nesta edição, estão disponíveis 67.301 vagas em 1.421 instituições de ensino superior, entre universidades, faculdades e centros universitários, distribuídas em 19.834 cursos e turnos. Ao longo de 2026, o Fies ofertará um total de 112.168 vagas. As oportunidades restantes, assim como aquelas eventualmente não preenchidas neste primeiro semestre, serão destinadas à seleção do segundo semestre.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO — A seleção dos candidatos será feita com base na nota do Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A priorização seguirá a seguinte sequência:
Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies;
Candidatos que não concluíram o ensino superior, já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento;
Candidatos com curso superior concluído que não foram beneficiados pelo Fies;
Candidatos com curso superior concluído que já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento.
COMPROMISSO – A partir deste semestre, passa a valer o Compromisso Fies, instrumento definido pelo Ministério da Educação em 2025, conforme a Resolução nº 63. O mecanismo estabelece um valor de referência que define o limite máximo a ser financiado por semestre, servindo de base para o cálculo da coparticipação do estudante, tanto nos financiamentos integrais quanto nos parciais.
TETO — Atualmente, o teto é de R$ 78 mil por semestre para cursos de medicina e de R$ 42,9 mil para os demais cursos financiados. A norma também determina que, caso a mensalidade cobrada pela instituição seja superior ao valor fixado, o estudante não poderá ser responsabilizado pela diferença. Já nos casos em que o custo do curso for inferior ao teto, o financiamento incidirá sobre o valor efetivamente praticado pela instituição.
Categoria
Educação e Pesquisa






