A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), uma operação contra o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a associação criminosa envolvida nessas práticas. A ação cumpre 11 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, em quatro estados brasileiros.

De acordo com a FICCO/PB, os alvos são integrantes de um grupo criminoso ligado à Operação Sol Nascente, que havia revelado a expansão das redes de fornecimento de drogas por indivíduos já investigados e condenados por crimes relacionados à Lei de Drogas.

Durante as investigações, a análise de dados de dispositivos eletrônicos apreendidos com autorização judicial permitiu identificar novos membros da organização, responsáveis pela logística de transporte e distribuição de drogas em Campina Grande e em outras cidades.

Com base nas provas reunidas, a Polícia Federal representou pela prisão preventiva dos suspeitos, bloqueio de bens e acesso a dados em nuvem e aparelhos eletrônicos, medidas que visam preservar as provas e interromper as atividades criminosas.

A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Brasília (DF), Santa Rita (PB), Esperança (PB), Campina Grande (PB) e Natal (RN).

A FICCO/PB é formada por uma força-tarefa que reúne Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap). As instituições atuam de maneira integrada no combate ao crime organizado.

As investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.