O UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Campina Grande promoveu, na última segunda-feira (03), um tribunal do júri simulado. A ação foi organizado pelo curso de Direito da Instituição de Ensino Superior, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Com a presença massiva de estudantes, o evento ocorreu no plenário do Fórum Afonso Campos. O julgamento envolveu um caso de tentativa de homicídio qualificado. O réu foi acusado de atentar contra a vida de outra pessoa e submetido à apreciação do Conselho de Sentença, formado pelos alunos. A acusação se baseou no artigo 121, §2º, incisos II e IV, c/c artigo 14, II, do Código Penal.
Após acalorados debates, entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença absolveu o réu, acolhendo a tese defensiva apresentada pelos alunos. Waléria Medeiros, coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU Campina Grande, parabenizou os discentes pelo empenho e participação no júri simulado. “O envolvimento do discente é fundamental para o sucesso das atividades que são propostas na sala de aula. E ter realizado o evento no Fórum Afonso Campos, palco de inúmeros julgamentos, foi algo emblemático. Deu para sentir um pouco como é fazer parte do tribunal de um júri”.
Durante a realização do júri simulado, os estudantes dos 6º, 8º e 10º períodos assumiram os seguintes papéis processuais: juiz, promotor, defensor, réu e jurados, vivenciando, de forma prática e realista, o funcionamento do Tribunal do Júri. Jordânia Souza, coordenadora do NPJ e responsável pela condução da atividade, abriu a sessão agradecendo à direção do Fórum pela cessão do espaço e ao público presente, enfatizando o valor pedagógico do júri para o aprimoramento da oratória, argumentação jurídica e do senso de justiça dos alunos.
Ascom Uninassau/CG






