A aplicação do exame, marcada para os dias 9 e 16 de novembro, traz um fato relevante de exercício de cidadania. O total de inscritos confirmados com 60 anos de idade ou mais cresceu 191% da edição de 2022 para a de 2025. No período, o número de participantes nessa faixa etária passou de 5.900 para 17.192.
Os estados que registraram maior número de inscritos confirmados acima de 60 anos foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997). Mais do que um dado, os números traduzem o avanço educacional de uma parcela da sociedade em busca do desenvolvimento individual e coletivo.
Entre eles está a servidora pública Maria Aparecida Resplandes Figueredo Aguiar, de 63 anos. Para a servidora, participar do Enem é uma forma de continuar exercitando o raciocínio. “Eu gosto de manter a mente ativa”, contou. “É uma oportunidade de crescer, de me superar e de correr atrás do sonho de ser médica neurologista.”
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).






