Consumidores com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados e outras modalidades de crédito têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A ação envolve mais de 160 instituições financeiras, com apoio do Banco Central, Senacon e Procons.
A iniciativa permite que os consumidores negociem parcelamentos, descontos no valor total da dívida ou redução de juros em condições especiais. Financiamentos de veículos, imóveis e motocicletas não estão incluídos.
As negociações podem ser feitas:
Diretamente pelos canais digitais dos bancos participantes;
Pelo portal ConsumidorGovBr (é necessário ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br);
Presencialmente nos Procons participantes, que oferecem suporte para quem está superendividado.
Para aderir via plataforma digital, basta fazer o cadastro, selecionar a instituição financeira e seguir as instruções. A empresa tem até 10 dias para analisar e responder a solicitação.
O consumidor também pode consultar suas dívidas em atraso por meio do Registrato, do Banco Central, ou pelo Feirão Serasa Limpa Nome, para quitar débitos não bancários, incluindo empresas de varejo, telecomunicações, energia, saneamento e educação. Alguns Correios também participam do feirão, oferecendo atendimento presencial.
Mais informações e a lista completa de instituições participantes estão disponíveis no site Meu Bolso em Dia, da Febraban, e no portal www.consumidor.gov.br.
        






