O processo de duplicação do bombeamento do Eixo Norte da Transposição do São Francisco segue avançando. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta terça-feira (23/9), da 2° reunião de monitoramento das obras de duplicação do bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O destaque do encontro foi o avanço no processo de contratação das bombas e conjuntos motobomba que vão ampliar a capacidade de bombeamento das Estações de Bombeamento (EBI-1, EBI-2 e EBI-3).

“Esse projeto tem alto nível de prioridade porque está diretamente associado aos demais empreendimentos em andamento, como os ramais do Salgado e do Apodi. Avançar na ampliação do bombeamento é fundamental para garantir água aos quatro estados atendidos pelo PISF, além de gerar desenvolvimento regional por meio da agricultura irrigada, do turismo e de outras atividades”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. O encontro reuniu equipes técnicas, consórcios responsáveis pela execução, fiscalização e supervisão da obra.

O contrato para a duplicação começou em junho desse ano, durante a passagem do ministro Waldez Goes pela região com a comitiva do “Caminho das Águas”, e tem vigência até 2027. Segundo o coordenador do Eixo Norte do PISF, Franciney Cardoso, a contratação das bombas representa um dos marcos mais importantes da etapa atual. “Cerca de 70% a 80% do contrato é de fornecimento de equipamentos. Já conseguimos avançar na contratação das bombas, e a expectativa é iniciar a montagem no início de 2027. Até o fim de novembro deste ano, a meta é concluir a entrega dos projetos executivos e dos cronogramas de instalação”, explicou.

Atualmente, o Eixo Norte é responsável por levar cerca de 25 m³/s de água do São Francisco, abastecendo barragens estratégicas como o Castanhão (CE) e atendendo ao Rio Grande do Norte. Com a duplicação, será possível aumentar a capacidade de bombeamento e garantir maior segurança operacional, evitando interrupções no sistema e assegurando a chegada das águas ao destino final.

A ampliação também reforça a integração com os ramais estruturantes. O Ramal do Salgado, no Ceará, e o Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte, estão em fase avançada de execução e dependem do aumento de capacidade do Eixo Norte para garantir o pleno abastecimento das populações locais.