A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está promovendo ações da campanha Setembro Amarelo para o público atendido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As ações, que acontecem desde o início deste mês, estão voltadas à valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Os eventos acontecem às terças e quintas-feiras, no Centro Pop, com palestras voltadas à saúde mental e física. Psicólogas e técnicas de enfermagem têm conduzido essas ações, discutindo com o público questões fundamentais para o bem-estar dessa população e a importância do autocuidado. Também são abordados temas sobre saúde sexual, com foco na prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), criando um ambiente de acolhimento e orientação.
“Eu pude falar sobre coisas que sinto e que me fazem mal. É um espaço de escuta, sem julgamentos. Participei de uma dinâmica muito bacana para refletir sobre como a vida é importante e entender que posso contar com a equipe daqui sempre que precisar desabafar. O trabalho desse local é muito importante para a gente, para sermos vistos e valorizados”, disse M. V. S, de 67 anos, idoso acompanhado pelo local há cinco meses.
A coordenadora do Centro Pop, Mônica Loureiro, destaca a importância dessa ação. “Com essa iniciativa proporcionamos uma escuta ativa e cuidados para que possam cuidar da sua saúde emocional. O Setembro Amarelo nos lembra de dar atenção às questões psicológicas e para que cada uma dessas pessoas entenda o quanto a vida delas é importante. E esse é um compromisso que temos todos os dias nesta unidade”, disse Mônica.
O secretário Fabio Thoma, titular da Semas, ressaltou a relevância das atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. “Temos trabalhado para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a cuidados essenciais. O trabalho desenvolvido pelo Centro Pop é um reflexo do compromisso com a vida e com a dignidade dessas pessoas. A ação, voltada ao Setembro Amarelo, é mais uma demonstração de que estamos atentos às necessidades emocionais e psicológicas desse público”, declarou.