O III Encontro Paraibano das Guardas Municipais, aconteceu neste sábado, 03, no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. Essa foi a primeira vez que a cidade sediou o evento que começou às 7h e terminou no início noite. A mesa de honra da abertura do evento contou com a participação do secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Marcos Alfredo – que recebeu homenagens em nome do prefeito Bruno Cunha Lima, pelo apoio ao evento. Também na mesa , a advogada Ana Cláudia Vital, que representou o senador Veneziano Vital do Rêgo; e o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castellano; além de Guimarães Lourenço, da Comissão Norte Nordeste de Guardas Municipais.

O encontro contou com uma vasta programação de palestras, com temas diversos, a exemplo de: “A importância da atualização sindical para o fortalecimento das Guardas Municipais”, ministrada por Íris Cavalcante, presidente do SindGM/PB e representante da Fenaguardas.

“O evento foi idealizado pelo Sindicato e a parceria com a Prefeitura de Campina Grande o tornou real. Nós trouxemos essa importância do Sindicato, categoria e gestão falarem a mesma língua. Entendemos que o diálogo abre muito mais portas que carro de som, como era feito anteriormente”, destacou Íris.

Outro tema abordado foi, “O impacto da aprovação da PEC 057, para a consolidação da Polícia Municipal”, ministrada pelo GCM do Rio de Janeiro e deputado Federal, Jones Moura.

“Falamos sobre a PEC 057, que traz o entendimento e a clareza para o cidadão sobre os diretos e deveres da categoria. Lembrando que vamos nos despedir da nomenclatura Guarda Civil Municipal, para Polícia Municipal, em todas as cidades do Brasil. Fico muito satisfeito porque trilhamos esse caminho que é fazer com que todos os gestores públicos entendam que a Guarda Municipal é fundamental na vida da sociedade e do munícipe”, disse Moura.

Além das palestras, o evento também contou com o Painel “Case de Sucesso”, que tratou sobre a promoção da cidadania por meio da mediação escolar; e uma mesa redonda, cujo tema foi “A importância da integração para a segurança pública no município”, que teve como mediador, Roberto Alcântara, comandante da GCM de Campina Grande.

“É uma imensa satisfação poder receber esse encontro para tratar de um assunto tão importante que é essa percepção do município na Segurança Pública, a partir das suas Guardas Municipais. Aqui foi um espaço de reflexão do ente público e dos gestores e essa mesa redonda abordou sobre a integração das Forças de Segurança no combate ao inimigo comum, que é a criminalidade. Todos exercendo com mestria seu papel só quem tem a ganhar é a sociedade”, destacou Roberto Alcântara.

Para Rebeca Figueiredo, comandante da Guarda Municipal de Paudalho-PE, esse encontro agrega em conhecimento e troca de experiências entre as Guardas de vários estados.

“Saímos daqui com uma bagagem um pouco mais pesada de conhecimento. Nesses encontros conseguimos trocar experiências, solucionar problemáticas, escutar os anseios dos Guardas, dos Sindicatos e isso me torna uma servidora pública e gestora melhor. Eu sempre digo que ninguém é tão bom como todos nós juntos”, concluiu Rebeca.