Chove forte em João Pessoa e região metropolitana desde a madrugada desta quinta-feira (13). Pontos de alagamentos se formaram no início da manhã e algumas localidades já registraram lentidão no trânsito. A previsão é de mais ocorrências ao longo do dia, em intensidade que preocupa especialistas em Meteorologia.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou que a previsão de que o acumulado seja suficiente para ultrapassar limiares críticos e classificou como alto o risco de deslizamentos de terra. Nessa quarta (12), o Inmet já havia alertado sobre o risco de acumulados de chuvas.
De acordo com o Climatempo, as chuvas são resultado do avanço das áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical. A movimentação dessas áreas do mar para a costa acontece em outras Capitais do Nordeste, como Recife, Natal e Fortaleza.
A previsão é de que o dia continue chuvoso, com risco de raios e rajadas de ventos fortes. Para esta sexta-feira (14), ainda são esperadas chuvas, mas as áreas de instabilidade devem se expandir para o litoral de Alagoas e Sergipe.
Ainda segundo o Climatempo, entre 1h e 4h da madrugada desta quinta, somente em Cabedelo foram registrados 30 milímetros de chuva. O Portal Correio tentou contato com a Defesa Civil para saber o acumulado da Capital, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Trânsito e Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Gilmara Branquinho, divulgou dicas de segurança que podem ajudar a evitar acidentes em dias chuvosos. São elas:
Evite frear bruscamente
Reduza velocidade
Mantenha farol acesso em luz baixa
Mantenha distância segura dos demais veículos
Portalcorreio





