Os partidos com mais candidatos nas eleições deste ano são o PL, com 1.578 pedidos de registro de candidatura, o União Brasil, com 1.492, e o Republicanos, com 1.424. As solicitações ainda estão sendo analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai determinar quais estão aptas e quais estão inaptas para a disputa deste ano.
No total, o tribunal recebeu 28.288 pedidos de registro, número inferior ao de 2018, quando 29.085 pessoas solicitaram o registro de candidatura. Dos três partidos com mais candidatos, o PL e o Republicanos são legendas da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), que se filiou à sigla de Valdemar Costa Neto no fim do ano passado. O PP, do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, está em quinto lugar na lista, com 1.324 pedidos de registro.
Em 2018, o cenário foi bem diferente, quando os partidos com mais candidatos foram o PSL, seguido pelo PSOL e pelo PT. O PSL foi o partido escolhido por Bolsonaro para disputar as eleições de 2018, mas, após a saída do presidente, a sigla se juntou ao DEM para garantir força no pleito deste ano. A junção gerou o União Brasil.
Após a ida de Bolsonaro para o PL, com a janela partidária, no início do ano, a sigla já se tornou a maior bancada na Câmara dos Deputados. O PP foi o segundo partido que mais cresceu e se tornou a segunda maior bancada na Casa. Nos estados, o cenário também foi favorável às siglas da base do governo. O PL dobrou de tamanho e o Republicanos ampliou as bancadas em mais de 50%.
R7