A Prefeitura de Campina Grande iniciou no último sábado, 9, mais uma etapa da ampliação dos serviços da atenção primária à saúde da população. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do programa Saúde na Hora passarão a funcionar das 7h às 12h em todos os sábados. São dez UBS que ficarão abertas para ampliar o atendimento à população com todos os serviços, inclusive a vacinação contra a covid-19.
As UBS do Saúde na Hora são: UBS Antônio Virgílio Brasileiro – Aluízio Campos; UBS Crisóstomo Lucena – Aluízio Campos; UBS Adriana Bezerra – Santa Rosa; UBS Hindemburgo Nunes – Ramadinha; UBS Raiff Ramalho – Rosa Cruz; UBS Maria de Lourdes Leôncio – Novo Cruzeiro; UBS Dra. Ana Cantalice – Major Veneziano; UBS Benjamim B. da Silva – Acácio Figueiredo; UBS Galante e a UBS Malvinas I, que está funcionando temporariamente na UBS Ana Amélia Vilar.
“O nosso objetivo é possibilitar aos cidadãos o acesso aos serviços da saúde aos finais de semana. Com as dez unidades com portas abertas aos sábados, o morador de Campina Grande terá mais opções para procurar atendimento ou realizar procedimentos simples”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.
As UBS do programa Saúde na Hora já funcionam diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, a partir de agora, também passarão a funcionar aos sábados das 7h às 12h. Além desse serviço em horário estendido, outras unidades já costumam ofertar procedimentos específicos, pontualmente, em horários diferenciados, inclusive no período noturno.
Saúde de Verdade
Além da extensão do atendimento para os sábados, a Secretaria Municipal de Saúde também está reformando sete Unidades Básicas de Saúde e vai iniciar a reforma emergencial de outras dez UBS, num dos eixos do programa Saúde de Verdade, que é a reestruturação dos prédios da atenção básica em saúde.
Codecom