Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito Cícero Lucena (MDB) discursou na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O chefe do Executivo Municipal prestou contas das atividades de seus mandatos e destacou o desenvolvimento da Capital, especialmente nos setores de emprego e turismo. O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), abriu a sessão solene de início das atividades legislativas.
O prefeito Cícero Lucena destacou o desenvolvimento da Capital, citando diminuição do desemprego e a geração de 14.900 vagas formais de emprego. “Enquanto João Pessoa gera empregos, a Paraíba respira. Somos o motor que move a economia estadual. Somos a esperança que faz com que investidores olhem para a Paraíba e digam: ‘Aqui tem potencial. Aqui tem futuro’”, citando ainda o turismo como motor econômico de centenas de famílias.
O chefe do Executivo destacou os mais de 180 quilômetros de vias recuperadas, com drenagem, calçadas padronizadas e piso tátil; a implantação do novo padrão de iluminação em Led, com lâmpadas inteligentes, conectadas ao programa João Pessoa Smart City; a criação de 122 quilômetros de ciclovias; a recuperação de 22 praças; e a criação de nove novos parques. “Esses não são apenas números, são espaços onde as famílias se reúnem, onde as crianças brincam, onde a comunidade se fortalece”, enfatizou.
Sobre a implantação do Programa Iniciativa do Futuro, o Pé-de-Meia Municipal, implantado em junho de 2025 para incentivar estudantes a permanecerem na escola, Cicero Lucena destacou que a iniciativa pioneira já colhe frutos. “No Ensino Fundamental II da Rede Municipal, tivemos 91,89% de aprovação no 8º ano e 95,61% no 9º ano, demonstrando que quando investimos nos alunos, eles respondem com dedicação e aprendizagem”, afirmou o prefeito, salientando ainda o sucesso do Projeto Codificar para Desenvolver, que integra o ensino de programação às escolas; da assistência oferecida nas escolas a crianças com deficiência e os investimentos nos professores e em infraestruturas nas escolas.
Na área da saúde, Cícero Lucena destacou a reforma de 82 unidades de saúde da família. “Levamos atendimento de qualidade a todos os bairros, ampliamos o acesso a especialistas e reduzimos filas. Criamos protocolos de atendimento que colocam o paciente no centro da atenção, porque saúde não é um privilégio de poucos, é um direito de todos”, enfatizou, salientando que o Tribunal de Contas do Estado reconheceu João Pessoa como a cidade que mais evoluiu na atenção primaria. Ele citou ainda mais de 40 mil procedimentos pelo programa Opera Mais JP e Opera João Pessoa; implantação do prontuário eletrônico; entrega do Centro de Doenças Raras e de dois Centros de Especialidades Odontológicas em funcionamento integral.
Sobre coleta de resíduos, Cícero Lucena citou que a Capital alcançou o 1º lugar no Brasil em cobertura de coleta de resíduos domésticos e na destinação final do lixo. “Isso significa que nossa cidade é mais limpa, mais organizada, mais respeitosa com o meio ambiente do que qualquer outra capital do País. Somos referência nacional em zeladoria urbana e planejamento municipal”, declarou.
O Chefe do Executivo destacou ainda os esforços na revitalização do Centro Histórico, inclusive com a criação de uma secretaria voltada para a área, gerida pelo vereador licenciado Thiago Lucena. “O Programa Viva o Centro é uma ação para revitalizar essa área. E os números falam por si: mais de 600 empresas aderiram ao programa, recebendo incentivos fiscais, microcrédito com condições especiais, capacitação profissional e intermediação de mão de obra. Ampliamos a poligonal do programa para beneficiar mais de mil imóveis com isenção de IPTU e outros benefícios tributários”, enfatizou Cícero, destacando também as revitalizações de edifícios históricos, como o Hotel Globo e o Conventinho.
Sobre mobilidade, o chefe do Executivo citou a modernização da frota de ônibus, a renovação dos sinais de tráfego e a implementação de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. “Uma cidade só é verdadeiramente grande quando se move com fluidez, quando oferece opções de transporte seguro e eficiente. E João Pessoa hoje é essa cidade”, garantiu.
“A Câmara Municipal é a casa do povo. É aqui que as vozes dos pessoenses ecoam através de seus representantes. É aqui que as leis são debatidas, que as políticas públicas são discutidas e que a democracia se realiza em sua forma mais pura. Durante esses anos, tive o privilégio de trabalhar com uma Câmara que sempre buscou o bem comum. Houve embates, votações acirradas, debates apaixonados. Mas, isso é a democracia funcionando, isso é a diversidade de opiniões gerando discussões que enriquecem a vida pública. Peço aos vereadores e vereadoras que continuem sendo a voz do povo, fiscalizando o Executivo, propondo leis que melhorem a vida dos pessoenses e que continuem lutando pela transparência e pela ética na administração pública. Porque a democracia só funciona quando todos os poderes trabalham em harmonia, cada um cumprindo seu papel com responsabilidade”, enfatizou Cícero Lucena, salientando ainda a satisfação em participar da entrega do prédio da nova sede do Legislativo Municipal.
Ações em andamento
O gestor citou como prioridades a conclusão do Mercado Público do Valentina; a requalificação da Praça Vidal de Negreiros e Rua Duque de Caxias; a urbanização da Orla Sul; a reforma do Paço Municipal; mais uma etapa do Parque da Cidade; os mercados públicos de Oitizeiro e Rangel; a ponte sobre o Rio Cuiá; a nova sede da Guarda Municipal; e o Anel Viário da UFPB.
Com entregas previstas até março de 2026, Cícero Lucena elencou a implantação da Praça Cuiá; as cozinhas comunitárias de Mandacaru, Timbó e Bela Vista; o Parque Linear do Valentina; a ampliação do Campo da Alvorada; a primeira etapa da Avenida Hilton Souto Maior; e uma nova Sala de Exibição Audiovisual. “Todo esse esforço demonstra nosso compromisso inabalável com o progresso e a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou.
Cícero Lucena ainda anunciou que, após o carnaval, vai apresentar o projeto do complexo viário do Altiplano. “É uma obra que vai revolucionar a mobilidade em nossa cidade. Este é um compromisso que assumimos e que vamos honrar. Faremos a licitação ainda em nossa gestão, deixando um legado de progresso e preparando nossa Capital para as próximas décadas”, destacou.
Ele citou também que, através de recursos da Agência Francesa, vai implantar um sistema de mobilidade moderno e eficiente nos 4 principais corredores da cidade, com novos terminais de integração e ônibus elétricos.
O chefe do Executivo destacou ainda que vai solicitar recursos ao senador Veneziano Vital (MDB) para viabilizar a criação e implantação do primeiro Hospital Municipal Oncológico do Norte e Nordeste.






