Com um olhar atento voltado para a educação e a inovação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, abriu, na tarde desta terça-feira (3), o Festival Regional SESI de Robótica.

A cerimônia contou com a presença da superintendente do SESI Paraíba, Silvia Brito; do coordenador dos programas de robótica do SESI Nacional, Marcos Sousa; da arqueóloga e embaixadora da temporada do Festival de Robótica, Maria Conceição Lage; dos presidentes do Sindicalçados-PB, Sebastião Severo Acioly, e do Sindvest-PB, João Fernandes Queiroz; além do vice-presidente executivo da FIEPB – Região Sindical do Sertão, Clodoaldo Andrade de Amorim.

Em seu discurso de abertura, o presidente da FIEPB destacou a satisfação de trazer para a Paraíba um evento com a dimensão do Festival Regional SESI de Robótica, que reúne, na sede da Federação, projetos inovadores desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e privadas dos estados de Sergipe, Alagoas, Amapá e Paraíba. As equipes competem em três modalidades: FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e STEM Racing, com programação até a tarde desta quarta-feira (4).

“O jovem de hoje é o futuro deste estado e deste país. Portanto, aproveitem cada vez mais a oportunidade de seguir esse caminho. Cultura, educação e lazer estão em nosso sangue e, nesta nova gestão da FIEPB, neste novo tempo que estamos vivendo, é exatamente isso que estamos buscando”, enfatizou Cassiano Pereira.

O superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a importância do apoio concedido para a realização do Festival.

“É uma grande satisfação para o Sebrae Paraíba participar de uma iniciativa tão estratégica quanto o Festival Regional SESI de Robótica, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. Essa união entre o Sebrae e a FIEPB reafirma o nosso compromisso comum com a educação, a inovação e o futuro do desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse Luiz Alberto.

As competições reúnem mais de 200 alunos, que disputam vagas para a etapa nacional do festival, marcada para o próximo mês de março, em São Paulo.

Enzo Gabriel, aluno da Escola SESI Campina Grande, compete na modalidade FLL e também integra o projeto ArqueoAPP, um aplicativo voltado ao mapeamento das escrituras rupestres existentes nas Itacoatiaras do Ingá, no Agreste paraibano.

“Estou muito feliz em participar de um festival como este, pois aqui temos a oportunidade de conhecer a aplicação da robótica de diversas maneiras, inclusive em projetos voltados para a arqueologia. Só tenho a agradecer ao SESI pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Estamos otimistas para conquistar uma vaga na etapa nacional”, afirmou.

Já Sofia Iung, integrante da equipe Robotech nº 26914, do estado de Sergipe, participa da modalidade FTC. Ela e seus colegas desenvolveram um protótipo de robô utilizando materiais como policarbonato e outros itens reutilizáveis.

“Esta é a primeira vez que participo de um festival de robótica. Posso dizer que é incrível viver essa experiência, compartilhando conhecimentos com outros estudantes e aprendendo mais sobre uma área em que pretendo me profissionalizar. Só tenho a agradecer ao SESI pela oportunidade”, ressaltou a competidora.

O professor Helder Martins é responsável pelas seis equipes de robótica “Robossauros”, da Escola SESI de Sousa. Durante o festival, 38 alunos competem nas categorias FLLC e FTC, além de apresentarem projetos de inovação e sociais desenvolvidos sob sua supervisão.

“A robótica é muito importante no processo de aprendizagem, principalmente em competições como esta. Aqui, os estudantes trabalham desde a sustentabilidade até a questão social, tudo com o apoio da metodologia STEAM, que envolve engenharias, tecnologia, programação, entre outras áreas. É um aprendizado que o SESI proporciona a esses jovens, que em breve estarão no mercado de trabalho”, comentou Helder Martins.

A programação contou ainda com a participação do “Robozão”. Com 2,60m de altura, o robô chamou a atenção do público do Festival, dançando e interagindo com os participantes.

Sobre o evento

O Festival Regional SESI de Robótica conta com o apoio do Sebrae, do Governo da Paraíba, Proxxima Telecomunicações, Água Croatá, Redes Santa Luzia, Rei de Ouro, São Braz e Space VR.