O ano de 2025 se encerra e, com o fim de mais um ciclo, muitas pessoas passam pela sensação de tristeza ou decepção por não terem conseguido realizar alguns objetivos, planos ou metas. Entender que a vida nem sempre é fácil e compreender as razões são passos importantes para o psicológico não ser atingido.

De acordo com a psicóloga Maria Luisa Barros, docente do curso de Psicologia da UNINASSAU Campina Grande, é sempre tempo de um recomeço. “É saber acolher o que foi feito com êxito e também aceitar o que não deu certo, pois o amanhã existe”, pontua.

Para algumas pessoas, o início de outro ano costuma trazer uma mistura de emoções por uma série de fatores decorrentes de 2025. Diante desta situação, ela explica como administrar esses sentimentos de maneira inteligente. “É preciso olhar para dentro de si e da sua história com carinho, ser gentil consigo mesmo. É trabalhar a percepção de que pode existir motivos a agradecer e há sentido na vida”.

Barros ainda lembra a importância do autoconhecimento. “Tenha em mente aquilo que faz sentido em sua caminhada, como sonhos, objetivos e metas, sempre buscando algo com significado. Além disso, é possível ponderar suas limitações e as possíveis consequências. Também procure ajuda de um profissional, pois fazer terapia é fundamental no processo”, acrescenta a psicóloga Maria Luisa Barros.

Ascom Uninassau/CG