Morreu neste sábado (10) a defensora dos direitos humanos irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, vítima de um acidente de carro no km 135,8 da BR-230, próximo ao Distrito de Galante, na cidade de Campina Grande. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo capotou no km 135,8 enquanto a religiosa seguia para João Pessoa.

Além de irmã Henriqueta, outras três pessoas estavam no carro. Elas foram socorridas com lesões graves e encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande. As circunstâncias do acidente ainda não foram detalhadas.

Conhecida pela atuação em defesa dos direitos humanos, irmã Henriqueta presidia o Instituto de Direitos Humanos Dom José Luis Azcona, entidade que leva o nome do bispo emérito do Marajó, falecido em 2024. Ambos se tornaram símbolos da luta contra o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças e adolescentes no arquipélago do Marajó.

Em novembro de 2025, a religiosa foi uma das homenageadas na edição especial Amazônia do prêmio “Mulheres Inspiradoras do Ano”. Desde 2009, ela atuava como ativista e, ao longo desse período, chegou a sofrer ameaças de morte. Por esse motivo, estava incluída há mais de dez anos no programa de proteção a defensores dos direitos humanos.

Em nota, o Instituto Dom Azcona lamentou a morte e destacou o legado da religiosa. “Ela abriu mão de ter uma vida pessoal para se doar aos que mais precisavam de ajuda”, diz o comunicado, que ressalta a dedicação da irmã no combate ao abuso e à exploração infantojuvenil, tráfico de pessoas, trabalho escravo, violência contra mulheres e idosos, além do racismo e da discriminação.

Irmã Henriqueta também integrou a Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em nota emitida em 2013, a entidade já havia manifestado solidariedade à religiosa diante das ameaças sofridas por sua atuação.

O corpo de irmã Henriqueta será trasladado para Belém, onde ocorrerá o velório. Em seguida, será levado para Soure, no arquipélago do Marajó, onde deve ser sepultado. Até a noite deste sábado, não havia informações sobre horários das cerimônias.

 

Portalcorreio