O novo tempo que vive o Sistema Indústria da Paraíba se renova a cada ano e a cada oportunidade de potencializar os equipamentos e serviços oferecidos à sociedade. Com esse propósito, a quinta-feira (22) foi de boas notícias para o Sertão. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, assinou a ordem de serviço para a reforma do Centro de Atividades Dionísio Marques de Almeida e ainda anunciou, de forma inédita, a ida de estudantes da Escola SESI Patos para uma feira de ciências na Itália.

As obras de ampliação do Centro de Atividades Dionísio Marques de Almeida contemplarão a reforma da guarita escolar, o campo de futebol society, a academia, rampas e o ginásio. No total, os investimentos são estimados em R$ 3,2 milhões. Dessa forma, cada espaço oferecerá ainda mais conforto e segurança aos usuários.

“É com grande satisfação que trazemos essas boas notícias a Patos, que é uma cidade que trabalha para que a Paraíba cresça. Tendo a consciência desse grande investimento, projetamos tudo pensando nos alunos, nos professores, nos colaboradores, nas famílias e em toda a comunidade patoense. Patos, assim como todo o estado, faz parte desse novo tempo de crescimento, fortalecimento e desenvolvimento. Temos orgulho da força dessa terra e nos comprometemos em trabalhar por todos vocês”, iniciou o presidente, Cassiano Pereira.

A superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, também participou do anúncio e reforçou a importância das ações.

“O nosso presidente Cassiano tem feito todo um esforço para alcançar a Paraíba toda com essa integração. E com Patos não poderia ser diferente. Hoje é um dia importante, um dia de trazer boas novas”, destacou.

Também participaram do evento o 1º secretário da FIEPB e vice-presidente do SINDMME/PB, Geraldo Ribeiro Dias Filho; o presidente do SINDVEST/PB, João Fernandes; e o represente do SINDICALÇADOS/PB e diretor da indústria Carreiro, Josenilton Costa.

Já na área de educação, as boas notícias que chegaram ao Sertão despertaram sorrisos e muito entusiasmo para a comunidade escolar. Seis estudantes da Escola SESI Patos, que conquistaram o 1º lugar na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) vão representar a instituição na MILSET Expo-Sciences Europe (ESE) 2026, que é um dos principais festivais do mundo voltados para jovens cientistas. O evento acontecerá no mês de outubro deste ano.

“É um sentimento único, inesquecível e muito especial. A animação, junto com a adrenalina, veio total. Vai ser inesquecível, a gente vai mostrar que o SESI dá toda essa capacidade para o aluno. Vamos empenhados em trazer mais essa premiação pra nossa casa”, disse a estudante Michelly Félix.

“Saber que vou representar o meu projeto na Itália é algo que eu não poderia imaginar. Depois, vem a sensação de orgulho de saber que todo o processo valeu a pena. E orgulho de saber que vou representar o meu Nordeste, a minha Paraíba e a minha escola na Itália. Isso tudo me comprova que o estudo é a porta que muda vidas”, ponderou o aluno Iarlley Pereira.

“Assim, a gente vê aonde a educação pode chegar, aonde a pesquisa científica pode chegar. Os nossos alunos já saem daqui preparados para a universidade. Estamos muito orgulhos”, ressaltou a professora Mabelly Queiroga, orientadora dos jovens.

O grupo havia recebido credenciais que dão acesso ao evento europeu ainda durante a participação na Fenecit. E, agora, recebeu a confirmação de que terá toda a viagem custeada, assim como todo o suporte necessário durante a estada dos jovens sertanejos na Itália.

Os investimentos na estrutura da Escola SESI Patos são constantes e feitos com propósito. A unidade ainda passará por uma ampliação, com investimentos previstos em R$ 5 milhões.

Conheça os projetos de Patos que vão representar a Paraíba na Itália

Os seis alunos da Escola SESI Patos que vão representar a Paraíba na Itália integram dois projetos. Um deles é o “Bionergia Sustentável” e o outro é o “Ecofibra MDF”.

O projeto “Bionergia Sustentável” é formado pelos estudantes Otávio Renan, Maria Vitória e Michelly Félix. Juntos, eles conquistaram o 1º lugar na categoria de Ciências Agrárias da Fenecit.

O trabalho se destaca pela produção de energia por meio da fotossíntese das plantas.

Já o “Ecofibra MDF”, é idealizado pelos alunos Iarlley Pereira, Isabelly Geovanna e Maria Heloísa Nery. O trio conquistou o primeiro lugar na categoria de Engenharias.

O trabalho se dedica à criação de um protótipo semelhante ao MDF tradicional, mas produzido com fibra de bananeira e materiais reciclados. Com isso, o trio busca tornar o produto cada vez mais sustentável.

Pioneirismo: Festival Regional SESI de Robótica acontecerá pela primeira vez na Paraíba

Ainda na Escola SESI Patos, o presidente Cassiano conversou com os alunos da robótica e conheceu os projetos que eles, junto aos técnicos e professores, estão desenvolvendo.

E como os investimentos e o pioneirismo na educação não param, também pela primeira vez, o Sistema Indústria realiza o Festival Regional SESI de Robótica na Paraíba.

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede da FIEPB, em Campina Grande. Cerca de 200 estudantes das Escolas SESI de Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa vão participar como competidores. A entrada para visitantes é gratuita e as inscrições podem ser feitas no próprio site da Federação, em: fiepb.org.br.

Esta etapa regional garantirá vagas para o Festival Nacional Sesi de Robótica, que está marcado para acontecer no mês de março, em São Paulo.