A Prefeitura de Campina Grande, através das Secretarias de Assistência Social (Semas), com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizou na manhã desta quinta-feira, 04, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025 – 2028. O evento tem como objetivo, promover momentos de planejamento participativo, trocas de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais, voltadas para crianças e adolescentes, nos próximos quatro anos.
O evento, realizado no auditório do Clube da Bolsa, ocorre de forma obrigatória para a certificação do Selo UNICEF. Neste sentido, ele deve ocorrer em dois momentos: o 1º Fórum Comunitário ao início da edição, e o 2º evento, ao final da edição. É no Fórum que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos desse público, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para a melhoria das condições de vida da população, de zero a 18 anos incompletos.
Além das várias autoridades presentes, o evento contou com a participação do grupo de adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA), ligado à Seduc, bem como das equipes de Mobilizadores do Selo Unicef, ligados às Secretarias, que atuam na causa da criança e do adolescente, e da Comissão Intersetorial, os quais tem como papel principal, debater e acompanhar as discussões e avanços em prol de melhorias para esse público. Ao final, os Mobilizadores apresentaram várias propostas, à exemplo da Semas, através da Gerência da Criança e do Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Para o secretário da Semas, Fabio Thoma, a meta da Secretaria é dar continuidade à uma série de iniciativas que a pasta já vem trabalhando e como consequência desses cuidados, a conquista em mais uma edição, do Selo Unicef.”Esse público é prioridade da Semas. Hoje temos 140 crianças em acolhimento, nas quatro Casas da Esperança e também há cerca de 6 meses, não temos mais crianças nos semáforos de nossa cidade, graças ao trabalho das nossas equipes. Então temos muito o que comemorar, bem como, muito trabalho pela frente”, disse o secretário.
A Secretária Executiva de Educação e Articuladora do Selo UNICEF de Campina Grande, Socorro Siqueira, destacou a importância do evento, como um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município. “É com muita alegria que estamos comemorando e efetivando, de fato, esse primeiro Fórum Comunitário, em prol de políticas públicas para crianças e adolescentes.. A educação está hoje aqui com plano estratégico, com plano diálogo. Ações voltadas para todos os adolescentes, não só do NUCA, mas para todos os adolescentes e crianças do município. Destaque para o Busca Ativa Escolar, através da Seduc, que será ampliado e priorizado não só em janeiro, mas durante todo o ano”, disse a secretária.
Para Paulineto Sarmento, presidente do CMDDCA e chefe de gabinete, da Semas, daqui a quatro anos vamos realizar o segundo Fórum, quando vamos conversar sobre tudo o que planejamos, a partir das políticas públicas por parte do município junto com a sociedade civil. “O que o Selo UNICEF pede para fazermos em 4 anos, a gente já tem em Campina Grande, prova disso, são os talentos que se apresentaram aqui, como a banda Fanfarra “Treze de Julho”, da Semas e o grupo de Capoeira “Maculelê”, de uma escola municipal em nossa cidade. Maravilhosos!. Até lá vamos estar juntos e poder dizer: “Sim, alcançamos todas as metas e conquistamos mais uma Certificação do Selo Unicef”, disse o presidente.
Presenças
O Fórum contou com as presenças de Fabiana Gomes, secretária de Ciências e Tecnologia (Secti), Carlos Dunga, secretário de Saúde (SMS), Ronaldo Neto, da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), além do secretário executivo da Agricultura, Galego do Leite. Presente também a vereadora Carol Gomes, representando na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Saulo Germano.
Representantes de vários outros serviços da Semas, bem como das quatro regiões do Conselho Tutelar no município, participaram do evento. Houve ainda apresentações culturais, com a banda fanfarra “Treze de Julho” junto com o grupo de dança “Arte em Movimento”, dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Bodocongó e Malvinas(Semas), além do grupo de Capoeira, “Maculelê”, da Escola Municipal Maria José Carvalho de Souza.






