O vereador Rafafá (União Brasil), protocolou, nesta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Campina Grande; uma série de requerimentos direcionados à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A iniciativa do parlamentar é uma reação ao rompimento de uma caixa d’água da estatal, no último sábado, 8, que causou grandes prejuízos nos bairros da Prata e Centenário e resultou na morte de uma pessoa.

Os requerimentos pedem informações e providências relacionadas à segurança e manutenção das estruturas de armazenamento de água no município. Entre as solicitações apresentadas, estão o envio do plano de evacuação, em caso de sinistro; a lista de localização de todas as caixas d’água existentes na cidade; os laudos de manutenção atualizados; e a relação dos engenheiros responsáveis pelas vistorias técnicas nos prédios dos reservatórios.

Plano de evacuação e alerta sonoro

Rafafá pede que a Cagepa encaminhe à Casa Legislativa o plano de evacuação e resposta emergencial, para situações de risco envolvendo caixas d’água, incluindo sistemas de alerta sonoro e ações de conscientização junto aos moradores que vivem nas áreas próximas a essas estruturas. Segundo o vereador, o objetivo é garantir que a população esteja preparada para agir em caso de emergência, evitando tragédias como a registrada no último final de semana.

Nos demais requerimentos, Rafafá pede que a Cagepa disponibilize a localização completa de todas as caixas d’água em Campina Grande, bem como os laudos e certidões de manutenção de cada unidade. Além disso, pede também a identificação dos engenheiros e técnicos responsáveis pelas vistorias e manutenções, de modo a assegurar a transparência e o acompanhamento dos procedimentos por parte da Câmara e da sociedade.

De acordo com o vereador, as medidas têm caráter preventivo e fiscalizador, atendendo às reivindicações da população, que ficou apreensiva após o recente rompimento da estrutura da Cagepa. “Visitei o local da tragédia, vi a destruição causada e ouvi os moradores. Precisamos garantir que todos os reservatórios estejam em perfeitas condições de segurança. É papel desta Casa cobrar respostas e fiscalizar as ações que envolvem o bem-estar dos campinenses”, destacou o parlamentar.

A Câmara Municipal de Campina Grande encaminhará, oficialmente, os requerimentos à Cagepa para apresentação das devidas respostas e providências.

Assessoria