Imagem: Freepik

No próximo domingo (16), milhares de candidatos vão se submeter ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além de administrar a ansiedade para dar conta das 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, também é preciso estar atento à alimentação.

Radmilla Ribeiro, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Campina Grande, ressalta que a alimentação deve ser equilibrada, focada em fornecer energia e manter a concentração. “Inclua carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis”.

Um café da manhã nutritivo e reforçado pode ajudar a aumentar a disposição e a capacidade de foco. “Opte por aveia, frutas, iogurte ou pães integrais com proteína, como ovos ou queijo. Esses alimentos ajudam a manter os níveis de energia estáveis”, pontua.

“Frutas secas, castanhas ou barras de cereais também são opções práticas, nutritivas e ajudam a manter a energia. É importante evitar alimentos muito açucarados, pois podem causar picos de energia seguidos de quedas bruscas. E é preciso levar água para se manter hidratado”, reforça a coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU.

“Antes da prova, evite alimentos pesados, processados, frituras ou gordurosos, pois costumam dar desconforto. Também é melhor não consumir opções que podem causar gases, como feijão e brócolis, e bebidas com cafeína em excesso porque há a possibilidade de gerar ansiedade”, comenta a nutricionista Radmilla.

Ascom Uninassau/CG