Na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, a Diocese de Campina Grande promoveu uma coletiva de imprensa para apresentar todos os detalhes da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese e também da cidade. O encontro aconteceu no auditório da Cúria Diocesana e reuniu profissionais dos mais diversos segmentos da comunicação — TVs, rádios, blogs, sites e portais de notícias.
Participaram da coletiva o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e o Vigário-Geral e Pároco da Catedral, Padre Luciano Guedes, que apresentaram a programação oficial da festa, marcada para iniciar neste sábado, dia 29 de novembro, e seguir até o dia 8 de dezembro, dia dedicado à Imaculada Conceição.
Durante a apresentação, foram detalhados os dias, celebrações, presenças e momentos que marcarão a festa deste ano, cujo tema é: “Maria, Mãe da Esperança”, e o lema: “Viu-se um sinal no céu, uma mulher vestida de sol”.
A programação contará com a participação de todas as foranias, movimentos, pastorais e diversas representações da Diocese. Cada noite será dedicada a uma forania, que participará com seus sacerdotes e fiéis.
Entre os destaques da programação, estão:
1º de dezembro – Presença e presidência da celebração pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.
3 de dezembro (quarta-feira) – Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Paraíba, Dom Alcivan Tadeu.
8 de dezembro – Missa Solene às 10h, presidida por Dom Francisco de Sales, Bispo de Cajazeiras.
O ponto alto da festa será a grandiosa Procissão de Nossa Senhora da Conceição, que acontece neste último dia, às 16h, com saída da Catedral em direção ao Parque do Povo, onde a Missa de encerramento será presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande.
Ação Social da Festa
Durante toda a festa, a Catedral estará promovendo a campanha de arrecadação de alimentos, acolhendo doações como arroz, feijão, macarrão, fubá e quaisquer outros gêneros alimentícios. Todo o material arrecadado será organizado em cestas básicas e distribuído às famílias mais carentes, por meio das pastorais sociais da Catedral. A iniciativa reforça o compromisso da Igreja com a solidariedade e o cuidado com os que mais necessitam.
Datas Importantes Destacadas na Coletiva
Além da programação da festa, o bispo ressaltou dois momentos significativos que a Diocese viverá em dezembro:
12 de dezembro – Ordenação de três novos diáconos.
15 de dezembro – Inauguração da Residência Sacerdotal São João Maria Vianney, destinada ao acolhimento dos padres idosos e enfermos. Na mesma celebração, Dom Dulcênio presidirá Missa em ação de graças pelos seus 40 anos de sacerdócio.
A Diocese de Campina Grande reforça o convite a todos os fiéis para que participem intensamente da festa, vivenciando momentos de fé, devoção, solidariedade e esperança.






