O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), escolhido como Relator Setorial da Saúde para o Orçamento Geral da União – OGU 2026, disse nesta quarta-feira (15) que se esforçará ao máximo para garantir recursos no OGU 2026 para a implantação, na rede pública de saúde, de hospitais estruturados especialmente para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, que têm necessidades específicas.

Na última segunda-feira (13), durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para comemorar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), a presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), psicopedagoga Hosana Carneiro, citou a necessidade da criação de hospitais especializados em cuidar das pessoas com autismo. “Avançamos muito na inclusão escolar, e isso é motivo de esperança. Mas agora, eles (os autistas) estão crescendo e novas preocupações surgem. Penso nos jovens e adultos autistas, muitos medicados, alguns com epilepsia, e me dói imaginar um futuro ainda incerto”, externou ela.

Ao tomar conhecimento da preocupação externada pela presidente da APA, Veneziano classificou a implantação desses hospitais como uma das prioridades para o atual sistema público de saúde do Brasil. “Vamos encampar essa ideia, pois é, sem dúvida, uma bandeira de luta de fundamental importância para as pessoas que sofrem com esse transtorno e também das famílias delas”, disse o Senador paraibano. “É uma causa justíssima”, complementou Veneziano.