O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) será o novo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR). O presidente Lula anunciou a nomeação de Boulos para substituir Márcio Macêdo, que comandou a pasta desde o início do governo, em janeiro de 2023. A Secretaria Geral é o principal canal de interlocução do Governo do Brasil com os movimentos sociais.
Márcio Macêdo ocupou função semelhante em 2002, como secretário municipal de Participação Popular de Aracaju sob o então prefeito Marcelo Déda. Atuou também na área ambiental, ao se tornar gerente executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, sob indicação da ministra Marina Silva do primeiro governo Lula. Também com Marcelo Déda, agora governador, foi secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ficou até 2010, quando disputou a eleição e se elegeu deputado federal. Ele também disputou a Câmara Federal em 2022, para onde deverá voltar a ocupar uma cadeira.
O ex-ministro da SGPR teve papel destacado na organização das caravanas de Lula pelo Brasil, entre o final de 2017 e início de 2018. Também exerceu liderança importante no período de resistência à prisão política de Lula em abril de 2018. Coordenou a organização do G20 Social, no ano passado, no Rio de Janeiro, durante a presidência do Brasil no grupo multilateral. E participou recentemente das articulações para a participação social ganhar protagonismo na COP 30, que ocorre em Belém em novembro.
Nos movimentos, nas redes e no Parlamento
Guilherme Boulos foi eleito deputado federal em São Paulo em 2022. Disputou a presidência em 2018, e a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, sendo derrotado na duas últimas no segundo turno, mas reafirmando na política a liderança exercida desde o início do século no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e na Frente Povo Sem Medo – também referência na organização popular de resistência à ascensão da extrema direita. Obteve mais de 1 milhão de votos, sendo o mais votado no estado.
Boulos comentou o novo desafio em rede social. “Agradeço ao Presidente Lula pelo convite para ser Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho!”
Leia a nota oficial divulgada pelo Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã.
AgBrasil