O pilates é um exercício que combina fortalecimento muscular, flexibilidade e alongamento, sendo indicado não apenas para quem tem algum problema de postura, mas também uma rotina de vida saudável. Pessoas de todas as idades podem praticar a atividade, desde jovens até idosos, incluindo gestantes, pessoas sedentárias, atletas e indivíduos em processo de reabilitação.
Gerlane Bezerra, fisioterapeuta e responsável técnica da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU Campina Grande, lista alguns dos benefícios do pilates para o corpo. “Já de início, o indivíduo apresenta melhora na postura, controle e consciência corporal, na respiração, no equilíbrio, na coordenação motora e na concentração. Além disso, reduz dores, aumenta a flexibilidade e mobilidade articular e alivia as tensões musculares”, explica.
Gerlane destaca mesmo não sendo necessário ter uma recomendação para fazer o pilates, é preciso uma avaliação prévia. “Ela deve ser feita por um profissional habilitado, como fisioterapeuta ou educador físico especializado na área. A orientação médica é obrigatória apenas quando há alguma condição clínica específica, como lesões recentes, cirurgias ou doenças que necessitam de atenção”.
E pensando no bem-estar da população, a Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU Campina Grande oferta esse serviço. O atendimento humanizado une a prática com o conhecimento acadêmico e oferece condições acessíveis a todos os públicos. “As práticas são desenvolvidas a partir da integração do Pilates Clássico, que preserva os princípios tradicionais, como controle, centralização, respiração e fluidez, associado ao Pilates Contemporâneo, o qual possibilita adaptações terapêuticas e variações de exercícios para melhor atender as demandas clínicas do paciente”, explica.
Para quem deseja agendar um atendimento inicial, é preciso entrar em contato com a Clínica-Escola por meio do telefone (83) 2101-8928 ou WhatsApp (83) 99668-8618. A UNINASSAU Campina Grande fica localizada na Rua Antônio Carvalho de Souza 295, bairro Estação Velha – por trás do Fórum Afonso Campos.
Ascom Uninassau/CG