Os museus municipais de Campina Grande estarão mais uma vez presentes na programação da Primavera dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nesta 19ª edição, o evento nacional acontece desta terça até a próxima sexta-feira, 23 até 26 de setembro, com o tema “Museus e Mudança Climática”.

Coordenada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), a participação dos Museus Histórico e do Algodão reforça o compromisso da gestão municipal em integrar Campina Grande ao calendário cultural nacional, promovendo reflexões sobre os desafios ambientais contemporâneos.

A Primavera dos Museus mobiliza instituições em todo o país com o objetivo de ampliar o acesso aos museus, incentivar a participação da comunidade e fomentar discussões atuais por meio da museologia. As atividades incluem exposições, visitas guiadas, apresentações artísticas e ações educativas.

Em Campina Grande, dois importantes espaços estarão com programações especiais:

Museu Histórico de Campina Grande

No espaço, localizado na avenida Floriano Peixoto, 825, o público poderá conhecer o acervo permanente em visitas guiadas, com entrada gratuita, sempre das 8h às 13h.

Museu do Algodão

Presente na rua Benjamin Constant, na Estação Velha, o museu recebe a exposição mediada “Da chegada do trem ao algodão colorido”, que poderá ser visitada das 8h às 16h, também com acesso livre. No dia 24 de setembro, às 6h, o museu sedia ainda uma apresentação especial do artista Pepysho Neto, durante a Feira Agroecológica instalada na área externa do local.

Com essas ações, Campina Grande reafirma seu papel na valorização da cultura, da educação ambiental e do diálogo com a sociedade, integrando-se ao esforço coletivo para promover uma consciência crítica sobre as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.