A Prefeitura de Campina Grande realizou nessa segunda-feira, 28, no auditório do teatro Rosil Cavalcanti, a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres. A solenidade reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, municipal e de movimentos que atuam em defesa da mulher. No evento foram discutidas e elaboradas propostas que visam fortalecer os direitos das mulheres e ampliar as linhas de ação frente a redução da violência de gênero, saúde da mulher, empregabilidade, cultura e participação política.
Organizada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, e em parceria com o governo federal, através do Ministério da Mulher, a Conferência teve como tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas’. O movimento integra as etapas preparatórias, que ocorrem em todo o Brasil, para a participação na Conferência Estadual que será realizada nos dias 1 e 2 de agosto e também à nacional, prevista para o final de setembro, em Brasília.
A programação começou no início da manhã, com o credenciamento e a presença de aproximadamente 100 participantes. Em seguida foi realizada a apresentação artística, com a cantora Estela Alves. Na sequência, a formação da mesa, composta pela advogada Talita Lucena (responsável pela Coordenadoria da Mulher), pelas vereadoras Jô Oliveira e Carol Gomes; pela jornalista e ativista Larissa Santana e da Comandante da Ronda da Mulher, a guarda municipal Valberlandia Virgulino.
Após as falas das autoridades, a programação seguiu com a apresentação do regimento da Conferência, que estabelece as normas de organização e do funcionamento do evento. No momento houve a participação da plenária, com apresentação de propostas que completaram o regimento.
Em seguida, a advogada Talita Lucena apresentou o guia de serviços que são destinados às mulheres campinenses, as novas políticas públicas e os detalhes do trabalho das equipes da Coordenadoria.
Entre os destaques da Conferência estão os debates em grupos que abordaram os seguintes eixos temáticos: 1-Enfrentamento à violência contra as mulheres; 2-Saúde Integral da Mulher; 3-Participação Política e Paridade de Gênero; 4-Mulheres e trabalho; 5-Educação e Cultura para Igualdade de Gênero.
Em seguida, os grupos apresentaram as propostas debatidas a respeito dos temas propostos e apontaram alternativas para avanços nas políticas públicas relacionadas aos direitos das mulheres.
Durante o evento, também houve a eleição de 24 delegadas que representarão a cidade na etapa estadual. Da Conferência Estadual sairão os nomes das mulheres que vão participar da etapa nacional. A eleição foi aberta e de forma direta entre as delegadas credenciadas. Foram escolhidos 10 nomes do poder público e 14 da sociedade civil.
Ao final da Conferência foi realizada a leitura do documento final, com as propostas apresentadas pelos grupos para o combate à violência de gênero; melhorias para a saúde da mulher; ampliação na participação política e mais avanços significativos nas políticas públicas através do governo federal, estados e municípios.
A advogada Talita Lucena destacou a importância do evento que, segundo ela, representa para as mulheres mais um dia histórico. “É um espaço, para que as mulheres de nossa cidade sejam ouvidas e tenham suas pautas levadas ao âmbito nacional, pois estamos com o propósito de construir juntas, plantando uma semente de mudança. Que possamos sair daqui mais fortalecidas e unidas em prol de uma cidade mais justa para todas”, pontuou.