Estreitar os laços econômicos entre a indústria paraibana e o mercado argentino, trazendo benefícios diretos de exportação e importação para os dois países. Foi com essa proposta que o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, recebeu nesta terça-feira (3) a visita da Cônsul Geral da Argentina no Recife, Julieta Grande.

Acompanhados de empresários do setor industrial na Paraíba e de representantes dos sindicatos associados à FIEPB, Cassiano e Julieta discutiram, na sede da Federação em Campina Grande, a criação de uma agenda de trabalho compartilhada que possa beneficiar e ampliar as relações entre os dois mercados.

Dessa forma, a indústria paraibana pode se beneficiar com a importação de insumos produzidos por fornecedores argentinos, além de exportar seus produtos para o mercado consumidor do país vizinho, que também se beneficia expandindo os acordos comerciais com o Brasil. Intermediadas pela FIEPB e o Consulado Argentino, essas negociações adquirem um nível ainda maior de confiança e competitividade.

“A visita da Cônsul Geral da Argentina no Recife inaugura um novo passo para a indústria paraibana e para o intercâmbio comercial entre Argentina e Paraíba. Com esse diálogo, o industrial paraibano vai ter a oportunidade de viabilizar importações da Argentina e de exportar os produtos da Paraíba para o país vizinho, fortalecendo não só o mercado paraibano, como também o mercado nordestino”, ressaltou Cassiano Pereira.

Por sua vez, Julieta Grande reforçou o amplo potencial para o diálogo e a celebração de parcerias que foi evidenciado durante o encontro desta terça-feira.

“Tivemos uma reunião muito boa com o presidente Cassiano e com os representantes de indústrias da Paraíba. Surgiram vários projetos de contribuição para fortalecer a indústria local, tanto no fomento da importação de insumos e maquinário argentinos, quanto na exportação de produtos paraibanos para a Argentina. Também conversamos sobre a pauta de modernização da indústria paraibana e como a Argentina pode contribuir com esse processo. Então, foram várias pautas que se abriram para continuarmos trabalhando juntos”, enfatizou Julieta Grande.