A maioria dos brasileiros não quer que o presidente Lula (PT) dispute a reeleição em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12). O levantamento mostra que 52% dos entrevistados são contrários à candidatura de Lula, enquanto 45% apoiam a ideia. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.

Comparando os resultados com a pesquisa anterior, realizada em outubro, o cenário aponta uma leve melhora para Lula: a rejeição caiu seis pontos percentuais, de 58% para 52%, enquanto os que apoiam sua candidatura cresceram de 40% para 45%.

Caso Lula decida não concorrer à reeleição, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), desponta como principal nome dentro do campo governista. De acordo com a pesquisa, Haddad lidera com 27% das preferências, seguido pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 17%. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, (PSB) aparece em terceiro lugar, com 14%.

Outros nomes mencionados incluem o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 4%, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ambos com 2%. Um contingente de 33% dos entrevistados ainda não sabe ou não quis responder.

O levantamento da Quaest foi realizado pessoalmente entre 4 e 9 de dezembro, entrevistando 8.598 pessoas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.