O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (21/10) no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República. Ele se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência, Celso Amorim, para conversar sobre a agenda política nacional e internacional nos próximos dias.
Este foi o primeiro compromisso do presidente após o acidente doméstico sofrido no sábado (19/10). Lula caiu no banheiro e precisou levar cinco pontos. Em função do acidente, o presidente não viajou para a Cúpula dos Brics, que vai ser realizada na Rússia nesta semana. A delegação brasileira já está em Kazan, e é comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
“Primeiro, quero dizer que o presidente está muito ativo, super bem, mantendo contato direto com o ministro Mauro (Veira, das Relações Exteriores), que está representando o Brasil na reunião dos Brics, passando orientações. Bastante tranquilo”
“O presidente em nenhum momento teve qualquer tipo de perda de consciência, desorientação. Ele mesmo que buscou o socorro naquele momento e a equipe médica também fez todos os exames de acompanhamento. Então o protocolo de acompanhamento, o cancelamento da viagem foi por orientação correta da equipe médica”, afirmou o ministro Padilha após a reunião.
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Lula mantém contato constante com o ministro Mauro Vieira e deve participar do encontro da cúpula por videoconferência.
“O presidente mantém contato com o ministro Mauro Vieira. Deve ainda ter participações durante a reunião dos Brics. Ainda não está definido qual o momento. Deve manter contatos telefônicos com o ministro”.