Município tem se destacado pela contribuição aos eventos esportivos locais, regionais e nacionais, a exemplo do Festival de Rugby da Paraíba e da competição promovida pela Liga Nacional de Basquete, que reuniu atletas de 16 equipes do Brasil

Campina Grande tem se destacado pelo apoio disponibilizado aos eventos esportivos locais, regionais e até nacionais. No último final de semana, a cidade recebeu atletas de sete estados do Nordeste que participaram da 26ª edição da Taça Campina Grande de Handebol, encerrada no último domingo (20) após três dias de disputas, em quatro categorias. O evento, que reuniu cerca de 800 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e da organização, recebeu apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio de equipes da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

A competição do último final de semana é mais um evento que marca o calendário esportivo da cidade no segundo semestre deste ano. Em agosto, o Complexo Esportivo Plínio Lemos recebeu o 1° Festival de Rugby Educacional da Paraíba, realizado em parceria com o Instituto Alpargatas. O evento reuniu aproximadamente 500 pessoas de 32 escolas públicas de Campina Grande e de João Pessoa. O Município recebeu atletas de toda a Paraíba, garantindo infraestrutura adequada e áreas adequadas à prática da modalidade.

Em setembro, mais precisamente nos dias 7 e 8, o Parque do Povo foi palco de um evento nacional de basquete. Durante um final de semana, Campina Grande foi sede da 2ª etapa do NBB Trio, competição promovida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que reuniu atletas de 16 equipes de todo o país. O evento foi realizado em apenas três cidades brasileiras – Campina Grande, São Paulo e Brasília. Aqui, o NBB trio atraiu a atenção de toda a comunidade esportiva nacional, além de trazer à cidade muitos turistas e amantes desta modalidade.

“Tem sido o nosso foco colocar Campina Grande em destaque através de grandes projetos, seja de fomentação ou mesmo de consolidação de várias modalidades. Campina respira esporte e, com esse trabalho, podemos divulgar nossa cidade e também gerar lazer e receita para a nossa população”, ressaltou Felipe Cavalcante, secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

E com relação à 26ª Taça Campina Grande de Handebol, o Município recebeu atletas de sete estados (Acre, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), com destaque para a delegação acreana, da cidade de Rio Branco, que participou pela primeira vez do evento. “Foi todo um esforço para chegarmos aqui e valeu a pena. Tivemos uma boa colocação e, além disso, pela primeira vez essa garotada viajou de avião, conheceu a Paraíba. Uma experiência incrível”, destacou o técnico da Escola Lourival Pinto, Neucharles Barros.

As disputas de handebol aconteceram na quadra do Parque da Liberdade e no Ginásio do Colégio CAD, premiando as equipes primeiras colocadas e os destaques individuais, com troféus e medalhas. “A Taça Campina, além de ser tradicional no Nordeste, já é referência também para equipes de outras regiões do país. Graças a Deus, tivemos mais um ano de sucesso”, enfatizou o organizador, professor Marcos Valério.

Culturalmente, a Taça Campina Grande de Handebol não movimenta apenas as quadras, como também as redes hoteleira e de alimentação da cidade. Por se tratarem de atletas jovens, em sua grande maioria, várias famílias costumam acompanhar esses desportistas, criando assim, uma atuação ainda maior do evento junto à economia local. “É muito importante para nós, enquanto poder público, fomentarmos projetos como esse. Fica claro que se cria um turismo esportivo na cidade, o que pode gerar benefícios que vão muito além do esporte”, disse Felipe Cavalcante.

Em 2025, a Taça Campina de Handebol chega a sua 27ª edição e a expectativa é que seja ainda mais competitiva com as vindas de equipes de outras regiões do Brasil, gerando assim mais saúde, lazer e turismo para a cidade de Campina Grande.