A Prefeitura de Campina Grande, por meio de equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras Jeremias), da Secretaria de Assistência Social (Semas), realiza desde o último mês de agosto as oficinas do projeto ‘Receitas que Transformam’. A atividade reúne 15 mulheres da comunidade em encontros semanais, realizados às segundas-feiras, das 14h às 16h, na unidade localizada na Feirinha do Jeremias. Nesses encontros, as participantes aprenderam técnicas de manuseio, reaproveitamento de alimentos e novas receitas, algumas utilizando talos e cascas de frutas e legumes.

As aulas, direcionadas às adolescentes e mulheres que participam do Grupo de Convivência, são ministradas pela equipe do Cras, que tem à frente a coordenação da unidade. Há também o apoio de profissionais da nutrição, através da Secretaria de Educação (Seduc). No local, todos aprendem sobre a importância no uso das hortaliças, de folhas, (a exemplo da couve, espinafre), do trigo e das gorduras saudáveis, além dos benefícios dos chás. Também há orientações sobre problemas causados pelo excesso de alimentos, entre outros.

Durante as seis oficinas, já ministradas, foram preparadas receitas deliciosas e inusitadas, a exemplo de bolos feitos com a casca de banana e casca do abacaxi; panqueca de aveia; e os sucos naturais e nutritivos, como o suco de limão com couve; limão com maçã, couve e beterraba. Todas as receitas, preparadas e servidas no dia das oficinas, fazem parte de uma ‘Cartilha’, especialmente preparada para desenvolver o projeto

As participantes também estão desenvolvendo receitas em casa e compartilhando em grupos de WhatsApp, mostrando o que aprenderam e falando dos benefícios para a saúde de toda a família, além de aprendizados que estão tendo, através das oficinas.

Também participam do projeto outros serviços ligados à Semas. São eles o Cras Três Irmãs e Galante; Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – CSAN; Projetos e Planejamento e a Diretoria de Proteção Básica, entre outros. A ideia é promover economia, além de reforçar o vínculo familiar, um dos principais objetivos do trabalho realizado pela Semas, e estimular o empreendedorismo para as mulheres participantes.