O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou nesta terça-feira (6), das 14h às 16h, o “Workshop – Eleições 2024”. O evento ocorreu no formato presencial, realizado na Sala de Sessões do edifício-sede do Regional em João Pessoa e foi destinado a profissionais de imprensa e estudantes de comunicação e jornalismo.
O palestrante do workshop foi o instrutor e servidor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Elder Maia Goltzman.
O encontro visou orientar os profissionais de imprensa da Paraíba para o processo eleitoral, com foco na explanação de termos técnicos utilizados pela Justiça Eleitoral, capacitando-os a difundir com mais propriedade, nos veículos de comunicação, acerca do tema “ELEIÇÕES 2024”. Objetiva-se também, firmar um pacto entre o público-alvo, jornalistas e estudantes de jornalismo, e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba contra a desinformação no contexto eleitoral, a partir de informações para o fortalecimento da integridade e da transparência em todo o processo eleitoral.
A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, fez a abertura da oficina e registrou que o Eleitoral paraibano, pretendeu promover uma aproximação com os “multiplicadores da boa informação” e trazer o funcionamento, os termos técnicos, e como a Justiça Eleitoral planeja a realização do seu maior evento, o pleito. “Nós sentimos a necessidade de convidar os senhores para encampar a nossa luta, nessa consciência e nesse fortalecimento do protagonismo da eleitora e do eleitor”, asseverou a magistrada.
A presidente explicou que as reuniões de preparação para as Eleições são denominadas ‘Planejamento e Gestão Democrática das Eleições, Cidadania e Acolhimento’. Neste planejamento, existem desdobramentos de todos os projetos que cobram a atenção e que justificam a sua importância para o dia do pleito. São reuniões setoriais com os magistrados, com as Forças de Segurança, desde um olhar de acessibilidade com o local que vai funcionar a mesa receptora, ao planejamento maior que é a totalização dos resultados, acrescentou. Em ato contínuo, Agamenilde Dias registrou que o Calendário Eleitoral é constituído de fases, e fases preparatórias, para o dia 6 de outubro, e para o segundo turno onde houver eleições.