Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Estão abertas as inscrições para passeio guiado pelo Centro Histórico de Campina Grande, a ser realizado no dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, das 8h às 11h. A programação faz parte da 7ª edição da Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural que traz o tema “Campina Grande faz 160 anos”. Ela está sendo organizada pela Coordenação de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Histórico de Campina Grande.

O passeio será guiado pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Dantas de Queiroz, do curso de Arquitetura (UFCG), e tem como público-alvo professores de História, Geografia, Arte e Filosofia da rede municipal de ensino e demais interessados no tema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/5kACKzY4hfS447CY8.

Além do passeio pelo centro histórico, a Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural acontecerá de 14 a 17 de agosto e terá vasta programação como visitas a equipamentos culturais da cidade, além de palestras sobre os patrimônios existentes, envolvendo instituições que dialogam com vários setores da sociedade na busca da valorização e preservação dos bens culturais de Campina Grande.

No dia 14, às 10h, na Escola CEAI Governador Antônio Mariz, bairro do Cruzeiro, será realizada a abertura da programação com participação do Professor Lemuel Guerra, coordenador do Coral “Coro em Canto” (UFCG). Além da palestra “Pelas lentes urbanas: pedagogia do morar e o direito à cidade”, pela Prof. Dra. Keila Queiroz, professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI-UFCG), com mediação da coordenadora municipal de Educação Patrimonial, Dra. Giovanna de Aquino Fonseca Araújo.

Às 19h, na Escola Municipal Lafayete Cavalcante, bairro das Malvinas, acontece a exposição fotográfica “Memórias da Politécnica”, realizada pela Unidade Acadêmica de História (UFCG).

Já no dia 15, às 10h, será a vez do lançamento do projeto “Educação Patrimonial – Patrimônio arquitetônico moderno de Campina Grande”, por representantes do Curso de Arquitetura da UFCG, na Escola Municipal Roberto Simonsen, no bairro São José. Às 19h, na Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, bairro Pedregal, será exibido o filme “Campina faz 160 anos”, da Coordenação de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação.

No dia 16, às 10h, acontece o lançamento da exposição “Coisas de feira” (desenhos em grafite e giz de cera), da arte educadora Márcia Menezes, na Escola Municipal Petrônio Figueiredo, no bairro Pedregal.

Às 14h30, acontece a roda de conversa com a escritora Ida Steinmüller, autora da obra “O Jacaré do açude velho”, com os estudantes matriculados na brinquedoteca municipal, localizada no Centro de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, situado no prédio do antigo Museu Vivo da Ciência, em frente ao Parque Evaldo Cruz. No dia 17, acontece o passeio pelo Centro Histórico da cidade.

Durante toda a programação, na Galeria Irene Medeiros, localizada no Teatro Municipal Severino Cabral, acontece a exposição de obras que retratam Campina Grande. Elas são dos artistas plásticos Haendel Melo, César Di Cesário, Natália Damião, Jean Carlos, Clécius Rocha e Val da Costa.

Siga-nos no Instagram: @paraiba21_