A cidade de João Pessoa conheceu os cinco candidatos a prefeito homologados em convenções partidárias, cujo prazo final se esgotou nesta segunda-feira (5). O atual gestor municipal, Cícero Lucena (PP), concorrerá à reeleição, enquanto que Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL), Ruy Carneiro (Podemos) e Yuri Ezequiel disputarão o pleito no campo da oposição. Confira mais abaixo o perfil de cada um.
As convenções partidárias fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. Uma vez definidos os candidatos nas convenções, a Justiça Eleitoral abre prazo para o registro da ata da reunião e para receber os registros oficiais das candidaturas, que vai até até o dia 15 de agosto. Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, na primeira instância.
A propaganda eleitoral de rua e o pedido de voto expresso dos candidatos iniciarão no próximo dia 16. Já o dia de votação em primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro.
Confira abaixo os candidatos:
Cícero Lucena (PP)
O atual prefeito Cícero Lucena vai tentar a reeleição este ano. Cícero nasceu em São José de Piranhas, mas se mudou muito jovem para a capital. Empresário da construção civil, fixou residência, constituiu família e assumiu funções de destaque no estado. Ele também foi vice-governador e governador da Paraíba, senador e chefe da Secretaria Especial de Políticas Regionais, órgão do Ministério do Planejamento. Cícero já havia sido prefeito da capital entre os anos de 1997 a 2004.
Seu vice será o mesmo da eleição de 2020, Léo Bezerra (PSB).
Luciano Cartaxo (PT)
O deputado estadual Luciano Cartaxo também já foi prefeito da capital paraibana por dois mandatos, governando a cidade entre 2013 e 2020, e vai tentar agora voltar à Prefeitura para um terceiro mandato. Luciano já foi vereador, vice-governador e deputado estadual antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. Em 2022, voltou à Assembleia Legislativa (ALPB). Na disputa interna da legenda, levou a melhor em cima da também deputada estadual Cida Ramos (PT).
Sua vice será a empresária e ex-secretária de Estado das Finanças, Amanda Rodrigues (PT).
Marcelo Queiroga (PL)
O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) teve sua indicação feita pela articulação de dirigentes do Partido Liberal (PL). A escolha foi formalizada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto e pelo presidente estadual, Wellington Roberto; e contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Queiroga é médico cardiologista e foi ministro da Saúde do Brasil de 23 de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022, durante o governo Bolsonaro. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 2020 a 2021. Também atua como Dirigente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, na qual já exerceu a presidência no biênio 2012/2013, sendo membro permanente do seu Conselho Consultivo.
Seu vice será o pastor Sérgio Queiroz (Novo).
Ruy Carneiro (Podemos)
Ruy nasceu no Rio de Janeiro, mas foi vereador de João Pessoa por duas vezes, sendo eleito pela primeira vez em 1992 e em 1996, reeleito. Em 1998 candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual e, com 20.787 votos, tornou-se o parlamentar mais jovem daquela legislatura, e em 2002 e 2006 foi reeleito. Em 2010, foi eleito deputado federal , cargo para o qual foi eleito pela segunda vez em 2018, e que atualmente exerce. Exerceu ainda por duas vezes o cargo de Secretário-Chefe do Gabinete Civil de João Pessoa na gestão do ex-prefeito Cícero Lucena e Secretário Estadual de Juventude, Esportes e Lazer na gestão Cássio Cunha Lima.
Sua vice será a perita criminal Amansa CSI (MDB).
Yuri Ezequiel (UP)
Yurti militante dos movimentos sociais, advogado e atualmente presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular de João Pessoa. Em 2012 ingressou na UFPB como estudante de Ciências Sociais, atuando na mobilização unificada da maior greve da educação, sendo eleito representante da UFPB no Comando Nacional de Greve. Ajudou a legalizar a Unidade Popular, compondo posteriormente a direção nacional do partido.
Sua vice será a vendedora Josiane Soares.