Mais um dado de desempenho do turismo evidencia a crescente ascensão do Brasil no cenário mundial. Segundo o Global Travel Market Report 2024, divulgado pela empresa de análises norte-americana Phocuswright, o Brasil passou a integrar o ranking dos 15 maiores mercados globais do segmento de viagens, ocupando o 15º posto que cabia à Escandinavia em 2022. A análise corresponde ao desempenho dos países em 2023.
Juntamente com o México, que figurou na 11ª posição, o resultado brasileiro teve destaque entre as nações da América Latina no período. A relação de líderes é formada pela América do Norte, a região Ásia-Pacífico e a Europa Ocidental. Os Estados Unidos encabeçam a lista, seguidos de China, Japão, Alemanha e França.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que é mais um número que retrata a mudança positiva da imagem do Brasil no mercado internacional e que tem impactando na vinda de turistas internacionais nos destinos brasileiros. “Em 2023, recebemos 5,9 milhões de estrangeiros, 62,7% a mais que em 2022. Já as despesas desse público atingiram o recorde de R$ 34,5 bilhões, 1,5% acima de 2014, quando sediamos a Copa do Mundo de Futebol. E os dados de 2024 também indicam um horizonte extremamente promissor”, aponta Sabino.
De janeiro a junho de 2024, de acordo com a Polícia Federal, mais de 3,5 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil, número 9,7% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Informações do Banco Central revelam que os gastos de visitantes internacionais no primeiro semestre deste ano somaram um total de R$ 20,9 bilhões, o melhor resultado da história e uma alta de 15,6% ante os seis meses iniciais de 2023 (R$ 18,2 bilhões).
O ranking da Phocuswright dos 15 maiores mercados globais de viagens em 2023 é composto, ainda, por Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Espanha, Índia, México, Itália, Austrália e Nova Zelândia e Rússia.
DESTAQUE – O Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo, publicado em maio de 2024 pelo Fórum Econômico Mundial, revela que o turismo do Brasil ocupa a melhor posição na América Latina, à frente de nações a exemplo de Chile, México e Argentina. Segundo o estudo, o país figura entre os 30 principais mercados globais, na 26ª colocação. A pesquisa aponta a riqueza de recursos naturais e culturais como um dos pontos fortes território brasileiro.
HORIZONTE – Lançado recentemente pelo ministro Celso Sabino, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 busca tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul até 2027, utilizando o setor como uma grande mola de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda. As metas do PNT para os próximos três anos, englobam pontos como o alcance das marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais no Brasil por ano e de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas pelo público estrangeiro.