Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), anunciou neste sábado (27), por meio das suas redes sociais, uma ótima notícia para Campina Grande. Segundo Veneziano, o projeto implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Campina Grande foi aprovado pelo Governo Federal e confirmado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no pacote de recursos para Mobilidade Urbana. “Uma grande conquista! O VLT será uma realidade!”, disse Veneziano.

“Com muita alegria eu trago para vocês de Campina Grande uma notícia extraordinária, pois o presidente Lula anunciou que Campina Grande é uma das cidades que estarão sendo beneficiadas com recursos para a mobilidade urbana, e o projeto cadastrado é o do VLT. E eu falo com satisfação, pois foi lá atrás, quando ainda prefeito, que nós apresentávamos a possibilidade desse projeto, que garante a integração entre esse modais e que agora foi levado, através de projeto do prefeito Bruno Cunha Lima e sua equipe, e nossa articulação junto ao Ministério das Cidades, e agora conseguimos, com o projeto sendo elaborado, os recursos garantidos. Estamos vencendo cada etapa”, disse Veneziano.

Recentemente, a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao lado da presidência e equipe técnica da INFRA S/A (empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União) discutiu, durante reunião em Brasília, a implantação do VLT de Campina Grande. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que possibilitou a obra é fruto de articulação de Veneziano junto ao Governo Federal — firmado entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura do município.

Nova modalidade

Na prática, o acordo permite que o trecho da Ferrovia Transnordestina que não está sendo utilizado abrigue esta nova modalidade de transporte urbano. A área compreende 14,8 quilômetros da infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina, que estão disponíveis para o benefício da mobilidade da população de Campina Grande.

Benefício

De acordo com Veneziano, principal incentivador do VLT, a expectativa é de que o novo transporte alcance áreas fundamentais da cidade, atendendo aos polos universitário, industrial, hospitalar, jurídico e comercial. “O benefício inicial estimado com a linha atinge, diretamente, um quarto dos mais de 400 mil habitantes da cidade, mas tem impacto em toda a Campina Grande”, afirmou ele.