O secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, se reuniu nesta semana com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, para discutir a ampliação da Atenção Básica do município, a expansão da rede de saúde bucal e outros avanços como reformas e construções por meio do novo Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Foi um encontro muito positivo em que discutimos a expansão dos serviços da cidade, o financiamento dos programas e também a realização da I Mostra Campina Aqui tem SUS, que vai acontecer em agosto, com a participação direta do Ministério da Saúde”, disse o secretário Dunga.
Campina Grande aderiu ao programa nacional APS do Futuro e conseguiu ampliar de 121 para 203 o número de equipes da Estratégia de Saúde da Família, levando cobertura de Atenção Básica a 100% da população referenciada na cidade. Além disso, o número de prédios da APS subiu de 88 para 96 e o horário de atendimento foi ampliado na maior parte das Unidades Básicas de Saúde para 7h às 19h.
O próximo passo é a ampliação da rede de saúde bucal, que já subiu de 46 consultórios odontológicos para 59 e vai aumentar para 120. Uma das ações do Município para fortalecer esse processo de expansão da rede é a promoção do curso Atualiza APS, que está capacitando todas as redes para o trabalho na Atenção Primária à Saúde, de acordo com as novas diretrizes e as novas tecnologias utilizadas no acompanhamento em saúde à população.