A ex-primeira-dama de Campina Grande, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, participou nesta quarta-feira (19) da celebração de 100 mil refeições servidas no Restaurante Popular Prato do Povo, no Distrito dos Mecânicos, em Campina Grande, em 310 dias de funcionamento, após a sua reabertura, ocorrida em agosto de 2023. Ana estava presente também representando o Senador Veneziano Vital do Rêgo, que está em Brasília.

Atualmente, o restaurante popular do Distrito dos Mecânicos serve em torno de 500 refeições/dia, “ajudando a matar a fome dos nossos trabalhadores, que garantem a refeição com apenas 1 real”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, Fábio Thoma. “É um marco importante a se registrar, sobretudo pelo alcance social que esta ação tem, garantindo a segurança alimentar de muitas famílias, não apenas aqui do distrito, mas também dos bairros próximos”, reforçou Ana Cláudia.

Inaugurado na gestão Veneziano

Durante a gestão do ex-prefeito Veneziano, em parceria com o Governo Federal, Campina Grande ganhou dois Restaurantes Populares, um no Centro, implantado em 2006; e o do Distrito dos Mecânicos, inaugurado em 2009; e mais 9 cozinhas comunitárias, instaladas no José Pinheiro, Malvinas, Galante, Bodocongó, Liberdade, São José da Mata, Pedregal, Jeremias e Catingueira, uma espécie de mini restaurantes populares, proporcionando, à época, refeições aos preços de R$ 0,50 e R$ 1.

Ao final da gestão, os restaurantes e as cozinhas implantados por Veneziano forneciam mais de 7 mil refeições por dia, para uma população que proporcionou um índice de 95% de aprovação do serviço e da qualidade, de acordo com a última pesquisa realizada entre os consumidores.

Os restaurantes e as cozinhas foram desativados na gestão que sucedeu Veneziano na Prefeitura, que não os reabriu nos oito anos em que esteve no comando da Administração Municipal, mesmo com a necessidade das famílias que eram beneficiadas. Na atual gestão, do prefeito Bruno Cunha Lima, houve a reabertura do restaurante do Distrito, em agosto do ano passado.

“Esse restaurante, que foi implantado por Veneziano e fechado na gestão que o sucedeu, foi reaberto pelo prefeito Bruno Cunha Lima quando a titular da Semas era a ex-secretária Pâmela Vital do Rêgo; e agora, estamos celebrando as 100 mil refeições servidas, com o secretário Fábio Thoma, que está fortalecendo esse programa tão importante e de grande relevância e alcance social”, destacou Ana Cláudia.