A Prefeitura de Campina Grande inaugurou nesta sexta-feira, 21, a Casa da Vacina. O serviço vai funcionar diariamente, inclusive nos finais de semana, das 8h às 20h com todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização. A Casa da Vacina fica no Hospital Municipal Pedro I.

O objetivo de implantação do serviço no hospital é facilitar o acesso dos cidadãos que têm alergia a componentes das vacinas, já que eles precisam receber o imunizante em ambiente hospitalar para ter suporte médico, caso necessário. “É uma ampliação do acesso para todas as pessoas, com funcionamento em horário estendido e até aos domingos, possibilitando que todos possam buscar o serviço, em especial aqueles que têm história prévia de alergia a algum componente da vacina”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.

O local também vai funcionar como ponto de vacinação antirrábica, que é aplicada em humanos atacados por animais. Antes, a referência para essa vacinação era o Centro de Saúde Francisco Pinto. Agora, ela passa a ser ofertada também na Casa da Vacina.

Campina Grande é uma cidade-modelo na imunização no país, com várias iniciativas para aumento da cobertura vacinal. Entre elas, está a Busca Ativa Vacinal (BAV) em parceria com o UNICEF, que aumentou em até 80% as coberturas em crianças menores de 5 anos de idade.