Cerca de 10% das crianças nascem prematuras no mundo, segundo levantamento divulgado no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande (HCA) abriu um novo ambulatório para o acompanhamento desses nascidos prematuros durante seu desenvolvimento da infância até os dois anos de idade.
O ambulatório de seguimento do prematuro realiza o atendimento semanalmente, cuja ação foi batizada de _Manhã do Prematuro_. A equipe multidisciplinar envolve pediatra, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psicóloga. A prematuridade é definida quando o nascimento é abaixo de 37 semanas.
“Quanto mais prematura é a criança, mais comorbidades, mais alterações essas crianças podem apresentar. Nosso objetivo, nesse ambulatório, é acompanhar o crescimento destes pequenos até por volta dos dois anos para que a gente possa realizar as avaliações periódicas e identificar possíveis alterações, pois a base do tratamento da prematuridade reside na intervenção precoce”, disse o médico neonatologista e pediatra Paulo Martins.
“Eu costumo dizer que foi um presente parar aqui e hoje eu me sinto segura trazendo José, pois está bem acompanhado e bem assistido”, disse a mãe Girleide Rodrigues. “Vamos fazer aqui uma abordagem multidisciplinar desses pequenos para que eles recebam atendimento de qualidade, digno, humano que eles merecem”, ressaltou Paulo Martins.
O agendamento para consulta pode ser feito pelo Sistema de Regulação (SISREG). Basta os pais procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para serem encaminhadas para o atendimento especializado do ambulatório. Também é possível realizar o agendamento pelo Whatsapp (83) 99639-4133. Os bebês prematuros, nascidos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), também recebem encaminhamento para o serviço do HCA.
O HCA tem 25 ambulatórios de especialidades, como ambulatório de oftalmopediatria, da síndrome de Down, de ortopedia, de endocrinologia, de pneumologia, entre diversos outros.