Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Os recordes são de Campina Grande. Mais uma vez a cidade onde é realizado O Maior São João do Mundo bateu os recordes com as apresentações da Maior Quadrilha Junina do Mundo e do Maior Bolo de Milho do Mundo. As apresentações aconteceram na tarde desta quinta-feira, 16, onde os forrozeiros e dançarinos voltaram ao Parque do Povo para a décima edição do “Maior Quadrilhão Junino do Mundo”, que neste ano reuniu 1.280 pares e alcançou a nova marca, atestada e registrada pelo Rank Brasil. O Maior Bolo de Milho do Mundo também quebrou seu próprio recorde, totalizando 47, 07 metros de comprimento e 655,9 quilogramas. O bolo deste ano, que celebra os 160 anos de cidade, foi denominado de Parque do Povo.

O “Maior Quadrilhão Junino do Mundo” é realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a empresa Arte Produções. Outras secretarias da gestão municipal também participaram do evento, a exemplo da Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura (Secult).

O assessor técnico da Sejel, Bruno Farias, disse que o trabalho árduo e conjunto de toda a equipe da secretária foi um sucesso, ele comentou que o presente maior para todos que estiveram envolvidos nestes eventos (quadrilhão e Bolo de milho) foi dar a cidade por mais um ano o título de recordista.

Já a produtora executiva da Arte Produções, Monike Fernandes, comentou que esses eventos realizados pela Sejel dentro do Maior São João do Mundo, representam um momento bem importante. A produtora afirmou, que atrair públicos bem diversos envolvendo crianças e idosos é uma coisa grandiosa e que a empresa tem um carinho muito grande por esses eventos, por isso, existe uma dedicação para que a cada ano sejam maiores e melhores.

Como representante da Panificadora São Francisco, a gerente e nutricionista Yomana Neiva, afirmou que é uma satisfação imensa para a empresa ajudar Campina Grande com o recorde do bolo de milho, Yomana enfatizou que a panificadora tem toda uma identidade com a cultura e a regionalidade de Campina Grande, ela arrematou dizendo que é um trabalho duro mis que no final é muito gratificante.

Representando o prefeito Bruno Cunha Lima, o secretário de Educação, Asfora Neto, lembrou que os recordes alcançados por Campina Grande representam uma tradição que se fortalece. O secretário comentou que os recordes se somam a outros elementos que este ano estão fazendo com que a festa seja maior ainda, nos pontos destacados para este engrandecimento do Maior São João do Mundo, estão a ampliação da área da festa e a programação mais elogiada dos últimos anos.

“Para além de festejar a nossa cultura, a nossa tradição e a nossa identidade, o São João é também um momento de aquecimento da nossa economia, gerando emprego e renda, trazendo encantamento para a cidade e confraternização entre as famílias. O São João é uma festa muito bonita, muito peculiar, é cara da nossa gente e orgulho do nosso povo. Quanto mais a festa cresce a cidade também cresce e isso reflete na qualidade de vida das pessoas”, avaliou Asfora Neto.

Histórico dos Recordes

Campina Grande conquistou pela primeira vez o título de Maior Quadrilhão Junino do Mundo em 2013, com 628 pares. Ultrapassou a marca em 2014, reunindo 716 casais. Em 2015, o Quadrilhão Junino do Maior São João do Mundo teve a participação de 725 casais de dançarinos, enquanto em 2016, o número de pares foi de 746.

Nos anos de 2017 e 2018 estabeleceram a marca de 885 e 908 casais, respectivamente. Essa marca foi superada em 2019, com 1.010 pares de dançarinos. O ano de 2022 colocou no Parque do Povo 1.049 casais para dançarem o quadrilhão, estabelecendo seu novo recorde. Em 2023 o recorde foi superado com a marca de 1.071 pares, neste ano, 1.280 pares estabeleceram o novo recorde, atestado e registrado pelo Rank Brasil.

Em relação ao Maior Bolo de Milho do Mundo, sua realização e apresentação foi realizada em 2019, quando a Rainha da Borborema alcançou 39,86 metros e 544 quilos de bolo. O Maior Bolo de Milho do Mundo, na temporada passada, quebrou seu recorde, com 73 peças de 60 centímetros, totalizando 45 metros de comprimento e 653 quilogramas. O bolo atual, denominado de Parque do Povo e que homenageou Campina Grande nos seus 160 anos, mediu 47,07 metros de comprimento e 655,9 quilogramas.