Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei de autoria do vereador Saulo Germano (Podemos), que institui o programa “Terceira Idade em Atividade”, destinado a incentivar a inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho, inclusive com a criação pelo poder público do “Banco de oportunidades para a pessoa idosa”.

Dentre as ações previstas, o programa deverá estimular a contratação e manutenção, pelas empresas, de idosos em seus quadros. Além disso, o poder público promoverá a intermediação entre os idosos e vagas disponíveis; registrará idosos que exerçam atividades como autônomo; fornecerá cursos de capacitação para essa faixa etária; e promoverá campanhas contra o preconceito sofrido por idosos no mercado de trabalho.

Já o “Banco de oportunidades” deverá, dentre outras medidas, cadastrar empresas e órgãos públicos e privados, apontando as vagas disponíveis para pessoas da terceira idade, além de também fazer registro de idosos que desejem se recolocar no mercado de trabalho em Campina Grande.

“É papel do poder público promover ações que incentivem a reinserção dos idosos no mercado de trabalho. Assim sendo, nosso projeto tem também a importância e o objetivo de reduzir desigualdades sociais, considerando que boa parte das famílias do nosso município depende da atividade econômica dos idosos para ter provido seu sustento”, ressalta o vereador Saulo Germano na justificativa.