Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O município de Lagoa Seca terá, a partir da próxima semana, vacinação volante para ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza – o vírus da gripe.

A medida foi criada pela Secretaria de Saúde como nova estratégia de conscientizar a população sobre a importância da imunização e os riscos que a gripe pode causar. Neste primeiro momento, seis comunidades vão ser beneficiadas pelo reforço da campanha. O público-alvo são idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente.

A vacinação volante, como o próprio nome diz, será uma busca ativa desses grupos usando o carro de som, que abre o percurso fazendo a divulgação pelas ruas e pedindo que as pessoas saiam de casa para receber a dose do imunizante, e atrás vai o automóvel da secretaria com os profissionais e insumos.

Para se vacinar é preciso apresentar na hora a caderneta de vacinação e o CPF. Em casos de pessoas deficientes ou aquelas com problemas na locomoção, a equipe vai até a residência. A força-tarefa será composta, ainda, por agentes de saúde cuja atuação será de porta em porta, convidando os moradores a se protegerem contra a gripe.

Essa novidade está sendo implantada pela primeira vez em Lagoa Seca, a fim de que mais pessoas entrem na lista de vacinação e evitem deixar a doença se espalhar. As localidades Floriano, Campo do Bahia, Bela Vista, Inácia Leal, São José e Monte Alegre formam o itinerário. O serviço começa a partir das 8h e em dias diferentes.

Confira os trechos da vacinação volante em Lagoa Seca

•06/05 (segunda-feira): comunidade Floriano;

•07/05 (terça-feira): comunidade Campo do Bahia;

•08/05 (quarta-feira): bairro Bela Vista;

•10/05 (sexta-feira): Centro, nas mediações da Unidade de Saúde Inácia Leal;

•13/05 (segunda-feira): bairro São José;

•14/05 (terça-feira): bairro Monte Alegre.