Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A Paraíba pode ganhar em breve mais um moderno aparelho para ampliar o tratamento contra o câncer no estado. O novo acelerador linear foi solicitado pelo deputado federal Ruy Carneiro, durante reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. O equipamento é uma das principais tecnologias disponíveis no tratamento de radioterapia e deve contribuir com a ampliação dos atendimentos no Hospital Napoleão Laureano.

Ruy revelou que a chegada do novo acelerador também conta com o apoio dos demais parlamentares da bancada paraibana no Congresso. “A reunião com a ministra Nísia Trindade foi importante para buscarmos novas ações e recursos para ampliar os serviços de saúde na Paraíba. Na oportunidade, fiz a solicitação de um novo acelerador linear, que vai permitir a ampliação dos atendimentos no Hospital Napoleão Laureano. Esse pedido contou com o aval de toda a bancada federal do nosso estado”, destacou.

O equipamento é mais eficaz do que os aparelhos que já existem no Laureano e também vai contribui com a recuperação mais rápida para os pacientes, acrescentou o deputado. “No Governo passado, o Hospital Laureano já havia recebido um acelerador linear. Porém, lá existem três em situação obsoleta. Com dois equipamentos de ponta, a unidade vai conseguir atender mais pacientes. Além disso, eles ainda executam a radioterapia de maneira mais precisa e consequentemente contribuem com uma melhor recuperação do paciente. Seguimos nessa luta para melhorar e ampliar as ações de combate ao câncer no estado”, concluiu.

Novos Investimento

Durante a reunião com a ministra Nísia Trindade, também foi discutida a ampliação de recursos destinados pelo Governo Federal para os serviços de média e alta complexidade na Paraíba. Mais uma vez, os tratamentos oncológicos estiveram na pauta de solicitações, com destaque para os serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgias relacionadas à doença.

O encontro também contou com a participação dos deputados federais Raniery Paulino (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos), além do Secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, e outros representante do Governo do Estado e da equipe do Ministério da Saúde.