Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A Prefeitura de Campina Grande foi reconhecida nacionalmente como uma instituição referência na utilização de tecnologias digitais para tornar a gestão mais ágil, eficiente e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população. Nesta segunda-feira, 29, o Município foi agraciado com o Selo GOVETECH, entregue pela plataforma Connected Smart Cities (CSC) – Cidades Inteligentes Conectadas.

Quem recebeu a premiação, em nome da Prefeitura de Campina Grande, foi o Superintendente de Trânsito e Transportes Públicos, Vitor Ribeiro. Ele destacou as iniciativas da gestão municipal para que a tecnologia contribua positivamente no cotidiano das pessoas.

“São ações diversas, não só na gestão de trânsito e transportes, mas em várias esferas da administração. E não somente isso. Também incentivamos iniciativas privadas, na área. Por exemplo, em Campina, desde 2021, com a publicação do Sandbox Regulatório, a Prefeitura vem buscando incentivar empresas privadas e outras entidades a implementar ações experimentais com uso de tecnologias”, explicou Ribeiro.

A premiação aconteceu durante o evento CSC GOVTECH, que está acontecendo em São Paulo, capital. O encontro discute questões relacionadas à modernização e à inovação, como fatores essenciais para a efetivação de governos simples, eficientes e transparentes, centrados no cidadão.

STTP: Case de sucesso nos transportes

Em evento paralelo, realizado na sede da Google, em São Paulo, o chefe de Controle Operacional de Transportes da STTP, Helder Carlos; e o chefe da Divisão de Apoio ao Trânsito, Rodolfo Diniz, explanaram como a autarquia fez a integração com a plataforma Google Maps, para gerenciar horários, deslocamentos e a localização, em tempo real, dos ônibus que compõem a frota do transporte público.

O encontro é realizado pela Google, em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos, e visa a mostrar exemplos positivos de gestão, a partir do uso das tecnologias, para administradores municipais de todo o país.

Os profissionais da STTP explicaram como essa parceria entre a Prefeitura, por meio da STTP, Bus2 e Google, criou um sistema de dados robusto e sólido, que permite um monitoramento eficaz, possibilitando à gestão realizar um melhor planejamento de como atender com eficiência às demandas da cidade.

Atualmente, os usuários do sistema podem acessar todas as informações sobre o transporte público no aplicativo da STTP, o MobiCG, disponível para versões IOS e Android.