Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Segundo o relatório dos dados da avaliação nacional das práticas de segurança do paciente divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira, dia 5, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) atingiu 100% de conformidade no cumprimento dos protocolos em 2023.

O instrumento avalia os 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

Esta análise é promovida pela Anvisa, que em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país, realizou esta avaliação para hospitais que possuem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

O ISEA é a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em alta complexidade obstétrica para mais de 170 municípios paraibanos e até de estados vizinhos. A maternidade está passando por ampla reforma, visando justamente à segurança dos pacientes. A estrutura, que tem mais de 70 anos, está sendo toda reformada.

Hospital Amigo da Mulher e da Criança

Em 2022, após avaliação do Ministério da Saúde, o ISEA manteve os selos de Cuidado Amigo da Mulher (CAM) e de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Para receber estes títulos, a maternidade municipal passou por uma criteriosa avaliação realizada por técnicos do Ministério da Saúde, que ao observarem e confirmarem o cumprimento destes requisitos, concederam novamente ao ISEA estes selos.