Os trabalhos realizados pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Ministério do Turismo (MTur), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para ampliar o turismo internacional têm trazido resultados positivos ao setor aéreo. Pelo 24º mês consecutivo, cresceu o número de passageiros transportados para exterior. De acordo com dados da Anac, em março deste ano foram transportados quase 2 milhões de viajantes nesse segmento, aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 1,6 milhões de pessoas voaram em destinos internacionais. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre de 2024, o crescimento é ainda superior, de 23,5%.

A quantidade de voos realizados nesse mercado também segue em ritmo acelerado. No terceiro mês deste ano, houve um incremento de quase 2 mil voos a mais em relação a março de 2023, quando as companhias brasileiras e estrangeiras realizaram 11.531 operações aéreas nesse período contra 9.863 no último ano, ou seja, crescimento de 16,9%. No trimestre, a alta foi de 18,75%.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem o crescimento da economia brasileira frente aos outros mercados mundiais. “Com o presidente Lula, o Brasil voltou a figurar entre as maiores economias do mundo e isso tem reflexo direto na nossa aviação, com o interesse de companhias estrangeiras retornarem as operações aéreas no nosso país”, ressaltou o ministro.

Para expandir ainda mais os voos para o exterior, no último mês, os Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo e a Embratur lançaram o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (clique no link para acessar) . Executado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o programa convida as companhias aéreas e aeroportos apresentarem propostas de investimento em promoção de novos voos. Costa Filho também acredita que programas como esse vão ajudar a aumentar o número de visitantes internacionais, gerando mais emprego e renda para a população.

Mercado sul-americano
De acordo com os dados do setor aéreo, o movimento cresceu ainda mais nas viagens para a América do Sul, o que justifica as novas rotas anunciadas nos últimos dias pelas companhias aéreas para atender a demanda crescente. O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,2 milhão de pessoas. A Argentina lidera o ranking com 541 mil passageiros embarcados. Mas os destinos que mais cresceram, em relação ao ano passado, foram Peru (90%), Uruguai (58%) e Chile (57%).

Agenda internacional
Pensando em ampliar e integrar ainda mais a conectividade brasileira com o exterior, na última semana, durante viagem com a comitiva do presidente Lula para a Colômbia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou novos voos entre os dois países. Uma das operações ligará Brasília a Bogotá, na Colômbia (clique no link para acessar). Haverá também a ampliação dos voos entre a capital colombiana e Guarulhos. O movimento entre os dois países (Brasil-Colômbia) saindo do Brasil cresceu 10% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Sob orientação do presidente Lula, estamos trabalhando diariamente para ampliar nossa malha aérea internacional e fortalecer a nossa aviação. Queremos fomentar não apenas o turismo de lazer, mas também o de negócios”, explicou o ministro.