Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Um evento para celebrar o dia D de Conscientização sobre o Autismo evidenciou as habilidades artísticas dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Escola Municipal Lourdes Ramalho, localizada no Conjunto Aluízio Campos. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 16 de abril, dentro da programação do Abril Azul, e contou com a participação dos estudantes e seus familiares.

No pátio da escola foi montada uma exposição com trabalhos realizados pelos estudantes com autismo. Entre as obras foram expostas pinturas em telas, desenhos, objetos feitos com massa de modelar, além de outros trabalhos realizados ao longo das aulas. O evento também contou com apresentação cultural, com música e leitura de poesia.

Segundo o gestor da escola, Adilson Oliveira, as apresentações desta tarde refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

“Nós preparamos um momento bem diversificado, em que os participantes puderam prestigiar o trabalho das crianças, principalmente das crianças com autismo, aqui da nossa escola que tem em torno de 90 crianças. Então, nós tivemos pintura de telas, trabalhos manuais de colagem, com diferentes texturas e materiais. E tudo isso é fruto de um trabalho desenvolvido desde o início do ano letivo, mas com foco nesse mês do abril azul”, disse o gestor

A coordenadora de Educação Especial, Renata Vilarim, frisou que ações de conscientização sobre o autismo acontecem em todas as escolas da rede.

“Nós temos aqui o mural de artes, com dinossauros, pinturas, o trabalho elaborado por eles hoje, especificamente aqui, mas a gente tem em todas as escolas vários trabalhos que são feitos por esses meninos. Tudo isso destaca as habilidades que eles têm, os talentos que eles potencializam no intuito de mostrar isso para toda a comunidade”, disse Renata.

O evento foi encerrado com uma palestra com a Terapeuta Ocupacional, Thais Alves, do Centro Especializado em Reabilitação (CER). A palestra foi para os pais de estudantes com autismo e abordou o tema “Acomodações sensoriais no contexto escolar para crianças com autismo “.